

Este blogue foi construído no âmbito do Programa de Ensino do Português (PNEP)no Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira - Fafe



Aos meus Girassóis, familiares e visitantes deste Blog, desejo uma Páscoa carregadinha de miminhos doces.
A Primavera é uma das 4 estações do ano que nos cumprimenta nos dias 20 ou 21 de Março e se despede a 21 de Junho. Os dias começam a crescer e as noites tornam-se menos longas.




O Dia Mundial da Água, dia 22 de Março, foi criado pela Assembleia Geral da Organização da Nações Unidas com o objectivo de, neste dia, se realizarem actividades a nível mundial que promovam, na opinião pública, a consciencialização de que é necessário conservar, preservar e proteger este bem essencial.


Esperemos que os pais tenham gostado destas simbólicas mas verdadeiras mensagens de amor.
O Pedro conta a história de uma formiguinha imprudente que por ser forte pensava que nunca necessitaria de ninguém. Saiu-lhe cara a imprudência.
Posteriormente, foi feita a leitura docente de um texto expositivo com informação complementar sobre o tema. Serviu este texto, para que os alunos concretizassem o segundo desafio: recolher e seleccionar informação. Fizeram-no sublinhando a vermelho os conceitos já conhecidos e a verde os novos conceitos.
Já na posse de informação variada era altura de se passar à fase seguinte do Ciclo da Escrita: organização da informação com o preenchimento de um esquema com categorias em forma de questões, recorrendo à chuva de ideias e às expressões sublinhadas a verde no texto.
Com recurso aos esquemas elaborados em pares, passou-se à construção colectiva de um mapa semântico, que reuniu toda a informação necessária à posterior redacção de um texto - Textualização.