(Selecção de quadras elaboradas pelos alunos, em casa.)
No dia de S. Martinho
é a festa do magusto,
tiram-se as castanhas dos ouriços
apanha-se a caruma a custo.
Este blogue foi construído no âmbito do Programa de Ensino do Português (PNEP)no Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira - Fafe
Autor: Pedro Miguel (com a colaboração da turma)

As desfolhadas são um trabalho agrícola que se realiza na estação do Outono.
Desfolhar, descamisar ou esfolhar, significa tirar o folhelho, ou seja, tirar a folha que envolve a espiga ou maçaroca.Este é um trabalho duro e cansativo, mas que é quase sempre uma festa.No campo ou na eira, as pessoas juntam-se e, depois de as canas do milho estarem cortadas começam a desfolhar.
À medida que se desfolha, vai-se amontoando as espigas em cestos de verga e as canas em molhos de meda. Os cestos depois de cheios são levados para o espigueiro.Toda a gente gosta das desfolhadas porque quando aparece uma espiga de milho-rei, a pessoa que a encontrar pode dar um beijo ou um abraço às pessoas da roda.A desfolhada termina sempre com uma festa onde se come e bebe e se dança ao som do acordeão e de belas cantigas.
Texto Colectivo