domingo, 17 de abril de 2011

PÁSCOA FELIZ!

A todos os meus Girassóis e seus familiares, a todos os amigos e a todos os nossos visitantes, desejo umas boas férias e uma Páscoa muito feliz.

PÁSCOA FELIZ!

Como são belas as palavras das crianças!...

A Páscoa já chegou
Jesus ressuscitou
Aleluia!... Aleluia!...
Como me alegrou!...

Com muita alegria
Beijamos a Cruz
Onde está Jesus
Dando-nos muita luz.

Ouvem-se sinos tocar
Pois Jesus ressuscitou
Ele morreu por nós
Ele sempre nos amou.


Sofia Gonçalves



A Pásco
a
Aí vem a Páscoa
Cheiinha de cor
Está tudo p
reparado
Para a festa do amor.

Jesus ressuscito
u
Neste dia especial

Ai, tanta alegria!...
É a festa pascal.

Há coelhinhos amorosos,
E ovos com flores
Pão-de-ló docinh
o
E amêndoas às co
res.
Inês Baptista




Maria Catarina Castro




Páscoa Feliz

O padre vem aí
para nos trazer Jesus
Que está pregado
Naquela triste Cruz!

Nós a beijamos
com muito amor
no centro está Jesus,
envolto em flores, cheias de cor.

Nesta festividade
toda a gente sabe sorrir
Vem Jesus ter connosco
Tudo volta a florir.

Na Páscoa
Jesus ressuscitou
Com a Sua ressurreição
A todos Ele animou.
Eva Santos e Inês Gonçalves





Bruna Teix
eira




Chegou a Páscoa!
Páscoa alegre,
alegre está a família
família em harmonia
harmonia em todo o Mundo.
Mundo cheio de fé
fé para celebrar
celebrar esta festividade
festividade linda
linda de paixão
paixão de Jesus.
Jesus que ressuscitou
ressuscitou por nós,
nós Lhe agradecemos
agradecemos renascendo
renascendo na forma de pensar,
pensar delicadamente.
Delicadamente beijamos a cruz
cruz que nos é trazida pelo compasso
compasso recebido com tapetes de flores coloridas
coloridas e floridas estão as casas
casas onde as pessoas esperam ansiosas
ansiosas, mas com um sorriso de alegria no rosto!...
Pedro Miguel Silva


Para celebrarmos esta quadra tão bonita, como não podia deixar de ser, construímos um miminho...


... a nossa cestinha de Páscoa!
... que depois de recheada com um chocolatinho...
... ficou mesmo um dooooce!!!

A professora Catarina, também nos ensinou uma bonita canção alusiva à época, com vocabulário em inglês, como não podia deixar de ser, e que nos deixou muito divertidos.















E, como ela é muito habilidosa, também nos ensinou a fazer uma cesta de Páscoa, bem original!


sábado, 2 de abril de 2011

VIVA A PRIMAVERA!!!


A Primavera é a estação do ano mais bonita porque é a mais colorida.
Da imensa escuridão do Inverno passamos a uma paisagem cheia de cores.
As árvores enchem-se de flores bonitas para poderem, mais tarde, dar os seus saborosos frutos.
Os dias começam a ser maiores e vê-se mais gente nas ruas a passear e a aproveitar o tempo que começa a ficar mais quente.
Nesta época começamos a usar roupas mais leves porque as temperaturas já são mais amenas.
Nesta estação até parece que as pessoas se tornam mais alegres e mais felizes por terem passado os dias frios e de chuva.
As crianças gostam da Primavera porque podem brincar ao ar livre e já não têm que ficar em casa o dia todo, fechadas, a ver a chuva a bater na vidraça da janela.
Vítor Pereira



... mais histórias de Primavera:




No dia 21 de Março eu acordava enquanto tudo renascia.
O cântico afinadíssimo dos pássaros despertava-me.
A abelhas faziam os seus zumbidos habituais, Zzzzz... e as borboletas, com o bater das asas, também criavam uma melodia encantadora.
Levantava-me e abria a persiana. Pela janela via as flores a crescer, as árvores cobertas de abundante vida.
Mas, afinal, era um dia normal. Vesti-me, lavei-me e fui tomar o pequeno-almoço. Peguei na mochila e saí.
Quando cheguei à escola estava atrasado, mas estavam todos no recreio, incluindo a professora, a jogar diferentes tipos de jogos. Fui ter com ela e perguntei-lhe o que se passava e porque é que não estavam na sala a estudar a matéria.
A professora respondeu-me alegremente, que era a festa da Primavera. Então juntei-me aos meus amigos e todos juntos gritámos "Chegou a Primavera".
Pedro Silva

A Primavera é linda e inspirou alguns Girassóis para a escrita de belas poesias:



















































































No dia 21de Março quisemos prestar homenagem à Árvore associando esse dia ao Dia Mundial da Poesia.
O dia Mundial da Poesia foi criada na XXX Conferência Geral da UNESCO em 16 de Novembro. O propósito deste dia é promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo.
Ora, aliando estas duas efemérides tão importantes, os Girassóis construíram pequenas poesias alusivas à árvore e o desenho desta foi o suporte para a escrita dos poemas. Este trabalho pode ver-se exposto na sala de aula.



domingo, 20 de março de 2011

O DIA DO PAI

Os Girassóis celebraram, mais uma vez, a festa do Dia do Pai. Fizeram-no com actividades diversas e, como não podia deixar de ser, deitaram mãos à obra e construíram um bonito presente. Além disso escreveram bonitas mensagens.
O texto do Mateus sintetiza o pensamento de todos. É uma bonita mensagem que queremos enviar a todos os nossos queridos pais.

PAI
Adoro o meu pai
Ele protege-me dos perigos
Ninguém o bate na amizade
Nem mesmo os meus amigos.

O meu pai é exigente
Mas também é brincalhão
Ele é muito carinhoso
É um grande amigalhão.

Quando o meu pai se zanga
É sinal que não me portei bem
Mas eu gosto muito dele
E, tenho a certeza, que ele de mim, também.
João Mateus Coelho


Estes trabalhos são exemplo de como ficaram bonitos, os presentes.

Para acompanharmos sempre o nosso pai, oferecemos-lhe um calendário de bolso muito original. Vejam só...


O saco que guardava o presente ficou encantador e ternurento.



Na aula de inglês, a professora Catarina também quis solidarizar-se com a nossa alegria e entusiasmo e ajudou-nos a construir um diploma e uma medalha para os melhores pais do mundo. Claro que a mensagem estava escrita em língua inglesa.

Que todos os pais, hoje e sempre, sejam felizes!

quarta-feira, 16 de março de 2011

Torneio de Mini-Basquetebol


No dia 11 de Março de 2011 nós, os alunos das três turmas do 4.º ano da escola Eb1 Santo (CTX), deslocámo-nos ao Pavilhão Gimnodesportivo para fazermos jogos relacionados com o Basquetebol. Para desenvolver esta actividade veio um professor de Lisboa. Ele era muito divertido! Para nos cumprimentar ensinou-nos a dizer "Bom dia" em várias línguas. Logo a seguir fez um jogo para nos ensinar as linhas do campo de basquetebol: ele apontava para uma linha do campo e todos tinham de se dirigir para lá o mais rápido possível.
De seguida, o professor com a ajuda de outras pessoas, escreveu o número das turmas em folhas de papel e colocou-as espalhadas pelo recinto. Os meninos tinham de procurar a folha com o número da sua turma e tinham de se sentar no chão, todos reunidos, à volta dela.
As actividades continuaram com os alunos agrupados por turmas e a tentar encestar. Ganhava a turma em que todos os alunos encestassem e em menos tempo.
No final das actividades pudemos jogar um pouco de basquetebol, o que nos deixou muito contentes.
Como prenda por termos participado neste torneio, recebemos uma camisola, uma pulseira, um pin e uma esferográfica.
No final de tanta actividade física, era necessário recuperar a energia e, então, todos os alunos que participaram receberam um pequeno lanche: um pão com queijo ou fiambre e um sumo.
De regresso à escola todos comentavam que tinha sido uma actividade muito divertida e que, para além de ter ensinado muito sobre o basquetebol, tinha proporcionado momentos de muita alegria e animação.
Pedro Silva

sábado, 5 de março de 2011

No carnaval há...

... princesas, palhaços, coelhas, coelhos, rendas e laços.



O Carnaval

Cor, brilho, fantasia
alegria, brincadeira
risadas e maluqueira...
ninguém fica indiferente
à passagem do desfile
vão felizes pelas ruas
as crianças, os petizes
livres, soltos e felizes.


O Carnaval é diversão
já vi o meu tio
vestido de cão.

O Carnaval é um festejo
já vi o meu primo
vestido de caranguejo.

O Carnaval é cantar
já vi o meu amigo
vestido de Rei Mago Gaspar.

O Carnaval é nas ruas desfilando
já vi o meu tio
vestido de orangotango.

O Carnaval é para ser feliz
já vi a minha prima
vestida de actriz.
Sara Lopes




No Carnaval há sorrisos
já vi
os ladrões vestidos de amigos.

No Carnaval há serpentinas
já vi
as meninas vestidas de super heroínas.

No Carnaval há fantasia
já vi
a professora vestida de melancia.

No Carnaval há muitos fatos
já vi
os meus amigos vestidos de patos.
Inês Gonçalves





No Carnaval há muita animação
já vi um menino
vestido de leitão

No Carnaval há muitas máscaras diferentes
até os meus amigos
se mascaram de dentes.

No Carnaval há muita, muita folia
já vi a minha avó
dançar com uma enguia.

No Carnaval há muita fantasia
trapalhadas brincadeiras
canções, música e magia.
João Mateus Coelho







domingo, 20 de fevereiro de 2011

Educação para a Saúde

No âmbito do Projecto Educativo da escola e do "Plano Educação para a Saúde", aconteceu mais uma actividade, muito interessante, na nossa escola.
Aqui fica o relato dessa actividade pela Sara e pela Bárbara.





















ESCRITA A BRINCAR

Na sequência do trabalho desenvolvido no dia 14 de Fevereiro, dia de S. Valentim, "Nós e os nossos afectos" foi apresentado o texto "Gosto de Ti", de Leonor Santa-Rita.
Os alunos gostaram muito deste poema e, na actividade de Língua Portuguesa "Escrita a Brincar", foi-lhes proposto que seleccionassem pares de palavras que "casassem" bem e que, com estas, construíssem textos similares ao da autora. Os resultados foram, deveras, interessantes.
Parabéns Girassóis!


Eis alguns exemplos dos textos construídos:

Gosto de Ti


O sol cintilante passou com um ar malandro e disse:
- Gosto muito de ti flor, és muito bonita!
E a flor corou e ficou vermelha.

A praia viu passar o mar e disse:
- Gosto de ti e do teu som.
E o mar ficou feliz com esta declaração.

A noite passou e disse ao orvalho:
-És muito bonito e fresquinho.
E o orvalho ainda ficou mais fresco.

A dança disse à alegria:
-Sem ti nada fazia sentido.
E a alegria começou a dançar.

O trigo também disse às espigas:
- Gosto muito de vocês!
E as espigas ficaram amarelinhas.

A neve disse o mesmo.
- Gosto muito de ti, manto.
E o manto ficou mais branquinho e fofo.
Maria Catarina Castro


Eu amo-te
O mar passou, bateu numa rocha e com um ar amoroso disse:
És o meu maior tesouro...
E a areia da praia brilhou mais que nos outros dias.

A noite passou e disse:
És o orvalho mais fresco e mais suave que eu já senti!
Este sorriu e, envergonhado, mandou-lhe um suspiro refrescante.

Um dia, estava eu a dançar quando, de repente, passou um amigo que me disse:
És a minha melhor amiga. Adoro-te!
E o meu coração encheu-se de alegria.

O sol passou, brilhou, mostrou um sorriso e disse:
És como um irmão para mim.
E o trigo, sentindo-se elogiado, acenou com as suas espigas amarelas.

A neve caiu leve e suave e disse:
Adoro esta cidade, vou torná-la ainda mais bela.
E tudo se cobriu, tudo ficou branquinho, tudo se transformou num manto branco.

O sol brilhou, cintilou e disse:
És a flor mais bela que eu já vi!...
Esta corou e mandou-lhe um enorme beijo.
Inês Maria Baptista




















Gosto de ti


O sol raiou e disse:
Gosto de ti
A flor sorriu e ficou mais bela.

O vento soprou e disse:
Gosto de ti
A folha voou e ficou feliz.

O orvalho passou e disse:
Gosto de ti
A noite espreguiçou-se e ficou com frio.

A lua ia a dançar e disse:
Gosto de ti
A alegria sorriu e agradeceu à amiga.

O trigo aloirou e disse:
Gosto de ti
A espiga abriu e mostrou os seus grãos.

A neve caiu e disse:
Gosto de ti
E a sua cor branca encheu os caminhos.
Ana Beatriz Carvalho


quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

DIA DOS NAMORADOS


Segundo conta a lenda, Valentim era um bispo que viveu no tempo do imperador romano Claudius II . Nesse tempo era preciso defender o império romano mas havia poucos voluntários, pois os mais velhos recusavam-se a abandonar as suas famílias e os mais novos não queriam deixar as namoradas. Por causa disso o imperador Cláudius proibiu a realização de casamentos. Valentim desobedeceu às ordens do imperador e continuou a celebrar casamentos em segredo. O acontecimento chegou aos ouvidos de Cláudius que o mandou prender. Como o bispo continuava fiel aos princípios da fé cristã, o imperador ordenou a sua execução.
Na prisão, enquanto esperava pela concretização da sentença, Valentim conheceu uma rapariga cega chamada Júlia, filha do carcereiro da prisão, pela qual se apaixonou.
Valentim, como era um homem de letras, contou à moça a história de Roma e de Deus e esta uma noite disse-lhe: "Sabes o que peço a Deus todas as noites? É que me deixe ver todas as coisas que tu me contaste". Ela segurou na mão do bispo com muita força e, reza a história, que nesse instante, uma luz brilhante iluminou a cela e Júlia radiante, exclamou: "Valentim, posso ver! Posso ver!".
Na véspera da sua morte, Valentim escreveu uma carta a Júlia despedindo-se dela e assinando-a assim: "Do teu Valentim".
S. Valentim foi decapitado no dia 14 de Fevereiro do ano 270.
Sendo S. Valentim um protector dos apaixonados e, tendo pago com a vida por isso, passou a ser este, o dia da celebração do Amor.

Depois de conhecida e trabalhada a lenda de S. Valentim, foi proposto aos alunos que completassem a frase "Amor é..."
Vejam que definições interessantes deram alguns Girassóis e que bonitos acrósticos construíram.

"Amor é...
...uma magia que nos deixa a flutuar enquanto o sentimos."

Ardente sentimento
Melhor que ele não podemos encontrar
Obriga-nos ao encantamento
Risonhos nos faz ficar
Pedro Silva

Desenho da Sofia

"Amor é...

...um afecto. É meigo, amoroso, simpático, por isso, temos que o cultivar e tratar bem."

Amor é o sentimento
Melhor que pode haver
Orgulhosos devemos estar
Retribuindo-o a outro ser.
Maria Inês Baptista


"Amor é...
... um sentimento com muito significado."

Amor é uma palavra
maravilhosa
onde o ódio não tem lugar e o
respeito o (amor) faz aumentar.

José Rui Freitas


"Amor é...
... gostar de alguém e respeitar a sua maneira de ser.
"

A
mizade é muito importante
Muitos amigos também
O amor é infinito
R
aramente falta a alguém.
Ana Beatriz Carvalho


"Amor é...
... ajudar o próximo nas situações mais difíceis"


Amor é um sentimento
Muito profundo
b
Onito, intenso, maravilhoso
pRotege-o com toda a tua força!
João Mateus Coelho

Desenho da Eva

Na aula de Inglês, também celebrámos este dia com actividades bem interessantes. Para começar, a professora Catarina decorou a sala com motivos alusivos a esta data.
A sala ficou muito bonita!






Nós colaborámos com a construção destes bonitos símbolos do Dia de S. Valentim...... onde colocámos uma bonita mensagem em Inglês, como não podia deixar de ser.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Escrita de textos de tema sugerido

A escrita é, sem dúvida, uma das actividades de eleição dos Girassóis e motivo de orgulho da professora.
Aqui ficam mais alguns exemplos da criatividade destes pequenos escritores.


" O Rio Vizela"
(trabalho de investigação, em pares)
Chuva de ideias


Mapa conceptual




Mapa semântico




O Rio Vizela

O rio Vizela
é de encantar
os seus animais
te podem contar.

E ao contar
te vão ensinar
que para os ajudar
basta o rio limpar.

O rio Vizela
é de encantar
às lontras e rãs
serve de lar.

A barragem de Queimadela
nele foi colocada
o seu tamanho e altura
deixa a gente admirada.
Pedro Miguel Silva