sábado, 22 de novembro de 2008

Criatividade e escrita de textos

Para ajudar a desenvolver a criatividade nos nossos alunos ao nível da escrita, temos de munir-nos de variadíssimas estratégias, de modo a ajudá-los a adquirir competências nesta área.
Assim, na aula de Língua Portuguesa, são utilizadas diferentes estratégias e diferentes propostas de trabalho, no sentido de estimular e motivar as crianças para a leitura e principalmente para a escrita. Com este objectivo, foi trabalhado em algumas aulas, o texto escrito sob a forma de Lengalenga.
Segundo António Barreto (2002, p. 296) a lengalenga pode ser considerada uma forma de narrar ou contar que cativa de imediato o leitor infantil. Aproxima a criança do acto de ler com relativa facilidade divertindo-as e permitindo-lhes articular correctamente as palavras e, ao mesmo tempo, distinguir os sons/fonemas, integrando o ritmo e a acentuação. São também úteis para o desenvolvimento da memória a longo prazo de qualquer criança. Dão a possibilidade de brincar com rimas e criar jogos de palavras.
Nesta perspectiva, a lengalenga foi utilizada no sentido de proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar a musicalidade dos sons das sílabas, pronunciar palavras correctamente e memorizar histórias.
Como consequência deste trabalho, surgem algumas lengalengas originais produzidas pelos alunos, cujo exemplo apresentamos:

Sem comentários: