domingo, 23 de novembro de 2008

Outros trabalhos do dia de S. Martinho

Nesse dia também pintámos desenhos relacionados com o tema e cantámos bonitas canções. O trabalho mais divertido do dia, foi quando chegámos a casa e pedimos a colaboração dos nossos pais para a construção de quadras sobre o magusto e o S. Martinho. O resultado foi este:
(Selecção de quadras elaboradas pelos alunos, em casa.)

No dia de S. Martinho
é a festa do magusto,
tiram-se as castanhas dos ouriços
apanha-se a caruma a custo.
Venham ver a festa
e venham dançar
Junto à fogueira
Vamos cantar.
No dia de S. Martinho
comemos castanhas assadas.
Eu e as minhas amigas
ficamos coradas.
O dia de S. Martinho
é um dia muito feliz.
Salta-se à fogueira
Foi isso que eu fiz.
É tempo de S. Martinho
vamos todos festejar
Acendam a fogueira
para as castanhas assar.
Foi na escola que as comemos
E fizemos a fogueira.
Com as caras enfarruscadas
foi uma grande brincadeira.
O Magusto é diversão,
pintar a cara e a mão.
Cantar junto da fogueira
è a nossa tradição.
Castanhinha assada
quentinha e boa,
eu gosto tanto
que nunca me enjoa.
O meu magusto
foi mesmo à maneira,
tinha sumo e castanhas,
também uma fogueira.
No dia do magusto
comemos castanhas quentinhas,
como o dia estava frio
aquecemos as mãozinhas.
Como é bom comer,
castanhas assadas,
e no magusto ver,
as meninas coradas.
No fim da festa ficámos
com caras pretas pintadas.
Só se viam os nossos olhos,
Mas ficam muito engraçadas.
Na nossa escola fizemos o magusto.
Ao saltar a fogueira apanhei um susto.
Corri, saltei e brinquei...
Foi um dia que nunca esquecerei!
.

Banda desenhada da Margarida



Ora vejam alguns trabalhos elaborados por colegas nossas:
Este trabalho foi feito pela Inês Baptista.

Dia de S. Martinho

O Dia de S. Martinho, 11 de Novembro, foi festejado na escola com actividades diversas.
Na parte da manhã, cada turma desenvolveu tarefas nas várias áreas, relacionadas com este tema. Na parte da tarde fizemos o magusto que, como sempre, serviu para o convívio entre todos e também para darmos largas à nossa energia e boa disposição.
Na nossa sala, na parte da manhã, começamos por ver um PowerPoint que narrava a vida de S. Martinho, segundo a lenda.
Depois de termos percebido bem a lenda e de a termos recontado com palavras nossas, fizemos uma banda desenhada. Foi difícil, mas alguns meninos fizeram um bonito trabalho.

sábado, 22 de novembro de 2008

As nossas amigas. São tão simpáticas!


Vinte e quatro Marias!!!

A Maria Castanha (trabalho de Expressão Plástica)


Esta é a nossa amiga Maria Castanha.

Todos temos uma.

Uma aventura

Era uma vez uma menina chamada Maria. Ela estava a dar um passeio com os amigos da turma. Iam todos muito contentes.
Eles pararam para descansar e a Maria foi jogar com uma amiga à apanhada e à reboleta. Rebolava pela relva verde muito feliz.
Quando os outros amigos iam jogar também, tinha acabado o tempo para descansar e jogar.
A seguir comeram castanhas que um homem estava a assar. A Maria ficou muito feliz porque as castanhas eram deliciosas.
Nesse dia estava muito calor, pois o sol brilhava.
Os meninos, de repente ouviram tiros e ficaram muito assustados. A Maria, que era muito atrevida, seguiu o som dos tiros e viu um homem a tentar matar uma pomba.
A Maria disse-lhe:
- Não mate as pombas! Elas têm direito a viver como nós.
O homem fez a vontade à menina e deixou de dar tiros.
Como ninguém tinha visto a Maria ir ter com o homem, disseram à professora que ela tinha desaparecido e foram todos à procura dela. Quando a encontraram viram-na à beira de um homem que não conheciam de lado nenhum.
A professora ficou espantada com os olhos abertos e ralhou à Maria por ela falar com desconhecidos. A Maria prometeu que nunca mais voltaria a fazer o mesmo.

Autoras: Margarida e Joana

O aniversário da Maria Castanha

Num dia de sol, uma menina chamada Maria, estava dentro de sua casa porque era o seu aniversário. Ela convidou os seus amigos para virem à sua festa.
Os amigos ofereceram-lhe uma caixa de berlindes.
A Maria, toda contente, começou à reboleta com eles.
A mãe da Maria, como viu os meninos contentes, resolveu assar castanhas. Depois de comerem, os meninos foram para a rua jogar à apanhada.
Lá fora havia um homem a dar tiros. A Maria, tão atrevida como era, foi ver o que se passava. Ela viu um pombo morto e ficou de olhos abertos.
Então, com pena do pombo, todos iam para casa muito tristes. Ninguém tinha gostado daquilo que tinha visto.

Autoras: Sara e Eva

Era uma vez...

Era uma vez uma menina chamada Maria.
Ela foi à procura de amigos no jardim. Lá, andavam uns meninos muito contentes, a brincar à reboleta pela relva abaixo. Eles queriam assar castanhas e jogar à apanhada, e como só podiam fazer isso ao clarinho do sol, decidiram ir para casa.
De repente, um homem que viram, estava a tentar matar uma pomba com tiros.
A menina Maria, muito atrevida foi ver mas, quando lá chegou, já não viu ninguém e ficou de olhos abertos.
Então os meninos viram os pombos que iam em bando para o outro lado do parque.

Autores: Cláudia e Augusto

A Maria Castanha

A história"Maria Castanha" deu origem a novas histórias, contadas pelos alunos, seguindo orientações precisas.
O trabalho processou-se deste modo:
- do texto foram retiradas duas palavras (Maria e Castanha), à escolha dos alunos,
- estas foram escritas na vertical e, partindo da letra inicial, foram escritas outras palavras do texto:
M - Maria
a - amigos
r - reboleta
i - iam
a - atrevida

C - contente
a - assar
s - sol
t - tiros
a - apanhada
n - ninguém
h - homem
a - abertos

Com estas palavras surgiram belíssimos textos, escritos em pares.
Aqui vão alguns exemplos:

Num dia de sol, na praia, uma menina chamada Maria brincava com os amigos à apanhada.
No fim da tarde, a caminho de casa, viu um homem a assar castanhas. A Maria, atrevida, foi pedir-lhe uma.
Enquanto a Maria pegava na castanha empurrou o carrinho e ele caiu. As castanhas foram à reboleta pela rua abaixo.
A Maria foi pedir desculpa ao homem e os dois ficaram contentes. Quando ia para casa, na mata, viu um caçador. Ninguém mais estava lá, só a Maria e o homem.
A Maria, de olhos abertos, viu o caçador a dar tiros a umas aves que iam para o sul. Então pediu-lhe para não fazer aquilo. O homem parou!
No fim disto tudo é que a Maria foi para casa.

Autores: Maria Catarina e Cláudio

Ilustrações da Lengalenga "A Mosca"


Autora: Bárbara

Autor: Augusto

Autora: Joana Leite
Autora:Inês Baptista

Lengalenga " A Mosca"

Aqui está a mosca que andava a esvoaçar.
Aqui está o sapo que andava a passear,
e que comeu a mosca que andava a esvoaçar.
Aqui está a cobra que andava a rastejar,
que engoliu o sapo que andava a passear,
que comeu a mosca que andava a esvoaçar.
Aqui está a águia que andava a voar,
que apanhou a cobra que andava a rastejar,
que engoliu o sapo que andava a passear,
que comeu a mosca que andava a esvoaçar.
Aqui está o caçador que andava a caçar,
que caçou a águia que andava a voar,
que apanhou a cobra que andava a rastejar,
que engoliu o sapo que andava a passear,
que comeu a mosca que andava a esvoaçar.
Aqui está o guarda que andava a rondar,
que prendeu o homem que andava a caçar,
que caçou a águia que andava a voar,
que engoliu o sapo que andava a passear,
que comeu a mosca que andava a esvoaçar...

Autor: Pedro Miguel (com a colaboração da turma)

Criatividade e escrita de textos

Para ajudar a desenvolver a criatividade nos nossos alunos ao nível da escrita, temos de munir-nos de variadíssimas estratégias, de modo a ajudá-los a adquirir competências nesta área.
Assim, na aula de Língua Portuguesa, são utilizadas diferentes estratégias e diferentes propostas de trabalho, no sentido de estimular e motivar as crianças para a leitura e principalmente para a escrita. Com este objectivo, foi trabalhado em algumas aulas, o texto escrito sob a forma de Lengalenga.
Segundo António Barreto (2002, p. 296) a lengalenga pode ser considerada uma forma de narrar ou contar que cativa de imediato o leitor infantil. Aproxima a criança do acto de ler com relativa facilidade divertindo-as e permitindo-lhes articular correctamente as palavras e, ao mesmo tempo, distinguir os sons/fonemas, integrando o ritmo e a acentuação. São também úteis para o desenvolvimento da memória a longo prazo de qualquer criança. Dão a possibilidade de brincar com rimas e criar jogos de palavras.
Nesta perspectiva, a lengalenga foi utilizada no sentido de proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar a musicalidade dos sons das sílabas, pronunciar palavras correctamente e memorizar histórias.
Como consequência deste trabalho, surgem algumas lengalengas originais produzidas pelos alunos, cujo exemplo apresentamos:

sábado, 1 de novembro de 2008

As Vindimas


Brincando com as palavras
Vindimas em tempo de Outono
Outono das folhas bonitas
Bonitas caidinhas no chão
Chão com tapetes coloridos
Coloridos com várias cores
Cores quentes e suaves
Suaves como as brisas
Brisas que trazem cheiros
Cheiros a frutas maduras
Maduras e saborosas
Saborosas são as uvas
Uvas colhidas da videira
Videira coração das VINDIMAS

Texto colectivo