quinta-feira, 2 de abril de 2009

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL

No dia 24 de Março, propusemos aos nossos alunos uma actividade diferente. Esta actividade visava comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil, antecipadamente, uma vez que no dia 2 de Abril, dia da efeméride, as aulas já teriam terminado para a interrupção da Páscoa.
Esta actividade consistiu numa conversa com o escritor, pintor e ilustrador Nuno Castelo, autor do livro "Olhos de Lua Cheia e Sol de Lava".
Esta obra infantil já tinha sido apresentada aos alunos e estes tinham ficado agradavelmente impressionados com a história. Por este motivo pareceu-nos ser de grande interesse esta actividade.
Através da escrita de textos, os alunos confirmaram esta opinião.
Aqui deixo duas opiniões que mostram exactamente o que sentiram as crianças.

Uma aula diferente


Hoje tive uma aula diferente.
No fim do recreio da tarde fomos para a cantina.
Quando chegámos lá vi uma secretária castanha e sentado atrás dela estava o ilustrador e escritor do livro"olhos de Lua Cheia e Sol de Lava".
Ele mostrou-nos, no computador, três histórias.
Mais tarde um pouco, os meninos fizeram algumas perguntas e o escritor respondeu a tudo.
Depois disto, os meninos que tinham o livro fizeram uma fila para o autor dar um autógrafo.
Quando tocou para irmos embora fomos buscar as mochilas. Eu, quando cheguei à minha mãe, contei-lhe tudo.
Foi uma aula inesquecível!
Isto tudo foi para comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil que se comemora no dia 2 de Abril e nesse dia já estamos de férias.
O livro que li deste escritor é muito bonito!
Este escritor também é pintor e professor e chama-se Nuno Castelo.
Maria Catarina Castro



Um escritor na minha escola

Li um livro muito bonito com o título "Estrelinha", do escritor Nuno Castelo.
Hoje, este escritor veio visitar a nossa escola.
Aproveitámos para lhe fazer perguntas e esclarecer dúvidas sobre a sua vida.
Fiquei a saber que, para além de escrever, Nuno Castelo também pinta quadros e ilustra os seus livros.
Fiquei admirado quando soube que ele começou a pintar quadros com a minha idade.
Também fiquei a pensar, e descobri que os livros têm sempre uma mensagem importante para descobrirmos.
Gostei muito desta actividade.
Pedro Miguel Silva








Sem comentários: