terça-feira, 9 de junho de 2009

Dia Mundial do Ambiente

No passado dia 5 de Junho foi celebrado o Dia Mundial do Ambiente.
Dada a importância deste tema na formação infantil, foi sugerido aos Girassóis que respondessem à seguinte questão:


O que posso eu fazer para melhorar o Ambiente?

A Maria diz:

O ambiente está a ser destruído pelo Homem, por causa da poluição.
Para eu melhorar o ambiente devo: reciclar, reutilizar, reaproveitar, responsabilizar e renovar, sempre que possível.
Eu contribuo para reduzir a poluição quando utilizo o mesmo saco das compras várias vezes, ou quando compro embalagens que podem ser recicladas.
Em minha casa separo o lixo para depois o deitar nos diferentes contentores do Ecoponto (verde, azul e amarelo).
Quando vou às compras com a minha mãe, digo-lhe para ela me comprar cadernos de papel reciclado.
Desta forma estou a reduzir um pouco a poluição e por isso a contribuir para melhorar o ambiente.
Eu queria que todas as pessoas fizessem o mesmo para podermos ter um ambiente melhor.

Dicas do Pedro:


O Augusto também contribui, positivamente, com as suas atitudes:

Em minha casa posso fazer várias coisas para melhorar o ambiente:

- separo os lixos, colocando os materiais que se podem reciclar nos ecopontos;

- desligo a luz e a televisão quando estas não estão a ser utilizadas;

-tomo um banho rápido para não desperdiçar muita água;

- aproveito bem todo o papel para que não seja necessário cortar muitas árvores;

- não oiço televisão, nem rádio com o som muito alto, para não fazer poluição sonora...

Na rua, também posso fazer várias coisas, tais como:

- não estragar as plantas, nem as flores;

-não deitar lixo para o chão, e desta forma ter um ambiente mais limpo;

- não pegar em materiais que possam provocar incêndios;

- andar a pé e não de carro para não gastar gasóleo, nem poluir o ambiente...

Em casa ou na rua devemos estar sempre do lado do ambiente.

Por favor, façam isto tudo para que o ambiente não seja destruído e, em consequência, nos destrua a nós.

Estes conselhos tão práticos e tão oportunos dos nossos pequeninos, ajudam-nos a fazer deste planeta um planeta mais limpo e mais saudável. Vamos todos segui-los.

1 comentário:

Márcia disse...

A capacidade de produzir textos escritos constitui hoje uma exigência generalizada da vida em sociedade.
Esta actividade é apenas mais uma das muitas realizadas ao longo do ano que promovem o desenvolvimento das competências básicas da escrita e da leitura.É para mim motivo de grande satisfação observar os trabalhos expostos da minha filha e dos seus coleguinhas.
Parabéns à professora pelo empenho e qualidade dos trabalhos realizados.
Márcia