domingo, 31 de janeiro de 2010

Os Amigos do Inverno

O Inverno só tem três amigos, mas são uns amigos muito especiais.
Certo dia estavam os quatro amiguinhos, a Primavera, o Verão, o Outono e o Inverno a brincar na neve quando, de repente, o Verão disse:
- Brrrr!... Que frio! Eu acho que devemos ir buscar os nossos cachecóis, gorros e luvas!
Quase ao mesmo tempo os três amigos disseram:
- Realmente!...
E, então lá foram .
A Primavera, como era muito distraída, caiu num buraco que estava no meio da neve. Ficou muito aflita e gritou. Então, o sábio Outono teve uma ideia. Essa ideia foi construir uma escada de troncos para que a Primavera pudesse subir. A Primavera subiu e lá continuaram a caminhar, mas o frio era tanto que o Verão não aguentou e foi-se embora. Continuaram só os três: o Outono, a Primavera e o Inverno.
Durante a caminhada o Outono esbarrou-se no Inverno e sentiu um arrepio tão forte que se deixou ficar para trás. Só continuou o Inverno na companhia da bela Primavera. Já caminhavam há algum tempo quando a Primavera, cansada e gelada disse:
- Inverno, tenho pena, mas ainda não é o tempo de eu andar cá por fora. Vou recolher-me e aguardar que tu fiques mais calmo e me prepares as boas-vindas.
O Inverno viu a sua amiga a encolher-se e a desaparecer e, então muito triste, começou a chorar. Chorava desesperadamente quando um pardalito lhe segredou ao ouvido e lhe disse:
- Não chores, a Primavera recolheu-se para que tu prepares a Natureza, para que, quando estiver na hora de ela chegar, tudo esteja preparado.
Então o Inverno sorriu e pensou alto:
- Minha querida amiga Primavera, quando chegares vou ter tudo preparado para te receber com uma grande festa, a festa da Natureza!
Inês Maria Gonçalves (adaptado)

Sem comentários: