domingo, 3 de outubro de 2010

O Festa do nosso Patrono




No dia 23 de Setembro, comemorámos o centenário do nascimento do Professor Carlos Teixeira, patrono do nosso Agrupamento.
Ao longo do dia foram desenvolvidas diferentes actividades que permitiram um conhecimento mais aprofundado da vida e obra deste grande geólogo do séc.XX.
Além de outras actividades, os alunos mais novos, visitaram exposições organizadas pelos alunos mais velhos, visualizaram um PowerPoint onde puderam conhecer melhor a sua vida e obra e escreveram textos para mostrar como tinham aprendido bem a lição.



Algumas imagens...






















Alguns textos...

Texto do Pedro
Carlos Teixeira foi professor catedrático, cientista e investigador, e deu um importante contributo para o estudo das ciências geológicas em Portugal.
Nasceu em Aboim, concelho de Fafe, em 23 de Setembro de 1910 e morreu em Lisboa a 7 de Junho de 1982.
A sua vocação era a medicina, mas como a sua família era humilde e pobre, e não possuía dinheiro para pagar um curso tão caro, Carlos Teixeira tirou a licenciatura em Ciências Histórico-Naturais na cidade do Porto e, mais tarde, o curso de Ciências Pedagógicas na Universidade de Coimbra.
Dedicou a sua vida inteira ao estudo, à investigação e ao ensino. Publicou muitos trabalhos, mas o mais importante foi a Carta Geológica de Portugal (a anterior já tinha mais de 100 anos).
Nos últimos anos da sua vida, já muito doente por causa dos diabetes e cego, continuou a trabalhar com a ajuda dos seus amigos.
Para lhe prestar homenagem, as pessoas deram o seu nome a algumas ruas e bibliotecas.
Embora o professor Carlos Teixeira tenha passado a maior parte da sua vida fora de Fafe, nasceu neste concelho e isso é motivo de grande orgulho para todos os fafenses e, por isso, foi dado o seu nome à nossa escola, sendo ele escolhido para seu patrono.


Texto da Maria
O professor Carlos Teixeira nasceu em Aboim no dia 23 de Setembro de 1910. Após o seu nascimento foi viver para Rossas e depois para Chaves onde frequentou a escola primária.
Em Chaves e Braga estudou no liceu.
Fez a sua licenciatura em Ciências Histórico-Naturais, na faculdade de Ciências. Foi o primeiro assistente na faculdade de Ciências de Lisboa. Foi professor catedrático, investigador e o maior geólogo do séc. XX.
Morreu de diabetes e cego no dia 7 de Junho de 1982. O seu corpo está sepultado no cemitério de Rossas em Vieira do Minho.
Como foi um estudante empenhado, um cientista dedicado e, por isso um exemplo a seguir, a nossa escola escolheu-o para patrono, tendo adoptado o seu nome.
Neste ano, a 23 de Setembro, comemorou-se o centenário do seu nascimento e a nossa escola homenageou-o fazendo uma grande festa.


Texto da Cláudia...
O professor Carlos Teixeira foi uma pessoa muito importante porque estudou a geologia do nosso país.
A escola onde eu ando chama-se Escola Professor Carlos Teixeira para o homenagear por causa do exemplo que ele nos deu. Ele mostrou-nos como é importante estudar e como temos que nos aplicar para sermos bons. Talvez até venhamos a ser melhores!
Ele nasceu em Aboim, mas cedo deixou o concelho de Fafe. Estudou em Chaves, em Braga, no Porto e em Coimbra, com a ajuda de uma bolsa de estudo, pois era de uma família pobre.
O professor Carlos Teixeira foi um estudante e um geólogo cinco estrelas, ou até mais.
Muitos parabéns professor Carlos Teixeira!

1 comentário:

Anónimo disse...

Estão muito bem feitos.



Sara Daniela Marinho Lopes