domingo, 20 de fevereiro de 2011

ESCRITA A BRINCAR

Na sequência do trabalho desenvolvido no dia 14 de Fevereiro, dia de S. Valentim, "Nós e os nossos afectos" foi apresentado o texto "Gosto de Ti", de Leonor Santa-Rita.
Os alunos gostaram muito deste poema e, na actividade de Língua Portuguesa "Escrita a Brincar", foi-lhes proposto que seleccionassem pares de palavras que "casassem" bem e que, com estas, construíssem textos similares ao da autora. Os resultados foram, deveras, interessantes.
Parabéns Girassóis!


Eis alguns exemplos dos textos construídos:

Gosto de Ti


O sol cintilante passou com um ar malandro e disse:
- Gosto muito de ti flor, és muito bonita!
E a flor corou e ficou vermelha.

A praia viu passar o mar e disse:
- Gosto de ti e do teu som.
E o mar ficou feliz com esta declaração.

A noite passou e disse ao orvalho:
-És muito bonito e fresquinho.
E o orvalho ainda ficou mais fresco.

A dança disse à alegria:
-Sem ti nada fazia sentido.
E a alegria começou a dançar.

O trigo também disse às espigas:
- Gosto muito de vocês!
E as espigas ficaram amarelinhas.

A neve disse o mesmo.
- Gosto muito de ti, manto.
E o manto ficou mais branquinho e fofo.
Maria Catarina Castro


Eu amo-te
O mar passou, bateu numa rocha e com um ar amoroso disse:
És o meu maior tesouro...
E a areia da praia brilhou mais que nos outros dias.

A noite passou e disse:
És o orvalho mais fresco e mais suave que eu já senti!
Este sorriu e, envergonhado, mandou-lhe um suspiro refrescante.

Um dia, estava eu a dançar quando, de repente, passou um amigo que me disse:
És a minha melhor amiga. Adoro-te!
E o meu coração encheu-se de alegria.

O sol passou, brilhou, mostrou um sorriso e disse:
És como um irmão para mim.
E o trigo, sentindo-se elogiado, acenou com as suas espigas amarelas.

A neve caiu leve e suave e disse:
Adoro esta cidade, vou torná-la ainda mais bela.
E tudo se cobriu, tudo ficou branquinho, tudo se transformou num manto branco.

O sol brilhou, cintilou e disse:
És a flor mais bela que eu já vi!...
Esta corou e mandou-lhe um enorme beijo.
Inês Maria Baptista




















Gosto de ti


O sol raiou e disse:
Gosto de ti
A flor sorriu e ficou mais bela.

O vento soprou e disse:
Gosto de ti
A folha voou e ficou feliz.

O orvalho passou e disse:
Gosto de ti
A noite espreguiçou-se e ficou com frio.

A lua ia a dançar e disse:
Gosto de ti
A alegria sorriu e agradeceu à amiga.

O trigo aloirou e disse:
Gosto de ti
A espiga abriu e mostrou os seus grãos.

A neve caiu e disse:
Gosto de ti
E a sua cor branca encheu os caminhos.
Ana Beatriz Carvalho


1 comentário:

Rosa Leite disse...

Os textos estão todos muito bonitos.
Os nossos colegas têm muita criatividade.
Pela qualidade dos trabalhos elaborados estamos todos de parabéns.
Sofia e Eva