quinta-feira, 11 de março de 2010

ESCREVER PARA APRENDER

A capacidade de produzir textos escritos constitui, nos dias de hoje, uma exigência da vida em sociedade e, por isso, a escola deve tornar os alunos capazes de criar documentos que lhe dêem acesso às múltiplas funções da escrita. Para isso, na turma, é necessário privilegiar o ensino de algumas estratégias de escrita, que lhes permitam criar alguma autonomia na construção de um texto a partir de um tema, ou seja, que sejam capazes de utilizar o processo de escrita para aprender.

A proposta apresentada em mais uma sessão no âmbito do PNEP, teve como objectivo principal o desenvolvimento de uma actividade denominada de Ciclo de Escrita. Com a aquisição de conhecimentos neste domínio , os alunos terão oportunidade de, transversalmente, adquirirem competências noutras áreas, nomeadamente na área de Estudo do Meio, onde o desenvolvimento de projectos se baseia nos processos do Ciclo de Escrita: mobilização de conhecimentos prévios; recolha, selecção e organização de informação; redacção de textos.

Para desenvolver esta actividade a turma foi dividida em pares.
Depois de apresentada a tarefa, os alunos foram convidados a mobilizar os conhecimentos que já possuíam sobre as Plantas, registando-os numa chuva de ideias.

Posteriormente, foi feita a leitura docente de um texto expositivo com informação complementar sobre o tema. Serviu este texto, para que os alunos concretizassem o segundo desafio: recolher e seleccionar informação. Fizeram-no sublinhando a vermelho os conceitos já conhecidos e a verde os novos conceitos.

Já na posse de informação variada era altura de se passar à fase seguinte do Ciclo da Escrita: organização da informação com o preenchimento de um esquema com categorias em forma de questões, recorrendo à chuva de ideias e às expressões sublinhadas a verde no texto.

Com recurso aos esquemas elaborados em pares, passou-se à construção colectiva de um mapa semântico, que reuniu toda a informação necessária à posterior redacção de um texto - Textualização.


Recorrendo ao mapa semântico, todos os pares construíram textos com muita qualidade.

Depois da textualização foi feita a leitura para a turma, dos textos elaborados para que pudesse ser feita a revisão dos mesmos.

A tarefa ficou concluída com a produção colectiva, do texto final.


Com este trabalho, os alunos, tiveram oportunidade de consolidar conhecimentos ao nível da escrita e adquirir competências que lhes permitirão utilizar estratégias de estudo mais eficazes.

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