Ensinar uma criança a ler é, acima de tudo, ensinar-lhe a retirar do texto a informação que ele contém. Para isso, é necessário dar-lhe ferramentas para que ela, de forma eficaz, compreenda o que lá está escrito, tornando-se um leitor fluente.
Com o objectivo de dotar, cada vez mais, os "Girassóis" de capacidades para que se tornem bons leitores, foi desenvolvida mais uma actividade no âmbito do PNEP: A Compreensão de Textos Informativos.
Com o objectivo de dotar, cada vez mais, os "Girassóis" de capacidades para que se tornem bons leitores, foi desenvolvida mais uma actividade no âmbito do PNEP: A Compreensão de Textos Informativos.
A actividade desenrolou-se do seguinte modo:
Apresentação do título do texto. "A Conservação do Lince Ibérico"
- a partir da leitura do título do texto, os alunos teriam que "adivinhar" o assunto do mesmo, justificando a sua opinião. Para isso foi-lhes dada uma ficha com uma lista de expressões retiradas do texto.
Em pares, os alunos, tinham que relacionar as diferentes expressões e anteciparem o assunto.
Posteriormente, cada par apresentou a sua proposta, explicando as associações de ideias ou conceitos que a justificavam.
De seguida foi distribuído o texto e foi pedido aos alunos, através de questionamento, que procurassem um parágrafo onde se explicitassem as causas da extinção do Lince Ibérico.
O registo foi feito num esquema gráfico da relação multi causal da sua extinção.
Após a identificação das causas da extinção, fez-se a leitura do texto, sinalizaram-se as palavras difíceis e procurou-se o seu significado.
A palavra "extinção" e "conservação" tiveram uma atenção especial, face ao tema em estudo.
A primeira aula destinada ao estudo de um texto informativo e, consequentemente ao estudo do seu conteúdo, terminou aqui.
No dia seguinte, e depois dos alunos terem estudado o texto, foi preenchida uma ficha de resumo:
Depois deste trabalho concluído, era necessário verificar se as aprendizagens em relação ao tema em estudo tinham ficado consolidadas. Para isso distribuiu-se uma ficha de registo de reflexão sobre as aprendizagens.
Como conclusão do trabalho, foi distribuída uma ficha de auto verificação para depois da leitura, para que deste modo os alunos confrontassem as suas previsões iniciais com as posteriores ao estudo do texto.
No final deste trabalho, que pode parecer exaustivo, foi bom verificar que os alunos tinham executado todas as tarefas com entusiasmo e elevado índice de interesse. Estes, não ficaram apenas a saber que um texto informativo descreve, explica, informa ou dá opiniões sobre determinado assunto, mas ficaram também curiosos acerca do tema em estudo.
A partir daqui pesquisaram na Net e em livros e, individualmente, escreveram textos sobre o Lince Ibérico.
O resultado deste trabalho pode ser observado no placard da sala de aula.
Sem comentários:
Enviar um comentário