sábado, 13 de fevereiro de 2010

O Muntjac Chinês

Em mais uma aula de um Circuito Tutorial do âmbito do Pnep, os Girassóis tiveram oportunidade de, mais uma vez, desenvolverem uma tarefa deveras aliciante e produtiva.
O objectivo principal desta tarefa, era colocá-los perante uma actividade, que lhes permitisse ler e compreender textos, de forma a recolher informação noutro suporte comunicativo que não os habituais manuais.
O desafio consistiu em navegar num sítio da Net e recolher informação, para posterior construção de um texto informativo: o animal do mês do Jardim Zoológico de Lisboa.
Com este trabalho, os alunos puderam aprender a fazer pesquisas na Net e a seleccionar e organizar informação, fazendo registos para posterior utilização:
O resultado do trabalho é o que se pode ver.

Ficha de descrição do Animal




Texto
O Muntjac Chinês é o animal do mês do jardim Zoológico de Lisboa.
Este animal habita na China e Taiwan, nas florestas húmidas.
Ele pertence à ordem dos Artiodáctilos e à família dos Cervidae.
O Muntjac Chinês mede cerca de 80cm e pesa aproximadamente 18 Kg.
A sua pelagem é castanho-avelã e têm uma pequena cauda.
Os machos gostam de se exibir, mostrando as suas armações e os seus caninos.
As fêmeas têm dois tipos de pêlo e são ligeiramente mais pequenas que os machos.
O Muntjac Chinês alimenta-se de várias espécies de vegetais, rebentos, raízes, partes de troncos de árvores e fruta.
Esta espécie gosta de viver em pequenos grupos familiares ou sozinhos, marcando com cheiros e marcas das armações, o seu território. Quando algum se sente em perigo emite um som semelhante ao ladrar, para os da sua espécie virem em seu auxílio. Eles gostam de apanhar sol e são animais diurnos e nocturnos, tornando-se mais activos ao amanhecer ou ao entardecer.
Esta espécie pertence à classe dos mamíferos e, por isso, a sua gestação é feita dentro da barriga da mãe. Essa gestação é de aproximadamente sete meses e de cada gravidez nasce uma cria ou, raramente, duas.
Em relação à preservação da espécie ainda não se sente grande preocupação. No entanto é preocupante o facto de outros animais atacarem as crias do Muntjac e dos caçadores furtivos os procurarem para os caçar.
Texto de:
Pedro Silva e Sofia Gonçalves

1 comentário:

Rosa Leite disse...
Este comentário foi removido pelo autor.