Na escola, as crianças aprendem a crescer e, quando se lhes dá a oportunidade de se exprimirem oralmente sobre temas em debate na sociedade, elas crescem tornando-se, sem dúvida, cidadãos mais críticos e mais conscientes. As aulas de Língua Portuguesa permitem o desenvolvimento da expressão oral na criança e a tomada de consciência por parte desta, dos muitos problemas que afligem a sociedade em que se inserem. Um dos temas debatidos numa destas aulas foi o Bullying e os Girassóis mostraram-se já bem conhecedores do fenómeno e, também, muito preocupados com o assunto.
O Mateus quis mostrar numa bonita história que fala de animais, a sua preocupação em relação ao tema e, ao mesmo tempo, dar alguns conselhos.
Vamos conhecer a sua história:
Era uma vez uma linda família de coelhos que vivia na floresta. O pai Óscar, a mãe Alice, a irmã Tita e o pequeno Artur.
O pequeno Artur e a irmã Tita eram muito felizes e corriam pela floresta brincando às escondidas. Mas um dia , o Artur teve de ir para a escola.
Pela manhã, o pequeno Artur muito entusiasmado, pegou na mochila e pôs-se a caminho juntamente com a sua irmã.
Quando chegaram à escola, a Tita disse ao Artur:
- Ficas nesta sala com os teus colegas que a professora já está a chegar.
O Artur ficou muito quieto e tímido porque era o mais franzino da turma.
Dois colegas mais velhos, ao aperceberem-se que o pequeno estava com receio, começaram a insultá-lo dizendo:
- Olha o minorca, o pequenote!... Até que a professora chegou e eles calaram-se.
No intervalo, a Tita procurou o pequeno Artur para saber como estava a correr o primeiro dia de aulas e encontrou-o a chorar.
- Tu que tens, Artur? Porque Choras?- perguntou a Tita muito preocupada.
E o Artur respondeu:
- Foram dois colegas da minha turma que me insultaram a dizer que eu era baixo!...
Quando foram para casa, a Tita queria contar aos pais o que se tinha passado, mas o pequeno Artur não deixou para que eles não ficassem preocupados.
Nos dias seguintes tudo se voltou a repetir. O pequeno coelho continuava a ser insultado pelos dois colegas mais velhos, até que um dia, o pequeno Artur, não aguentando mais ganhou coragem e contou aos pais.
O pai Óscar e a mãe Alice ficaram muito preocupados e foram falar com o Sr. Director da escola.
Ao ter conhecimento da situação, o Sr. Director chamou os colegas do pequeno Artur e repreendeu-os para que não voltasse a acontecer o mesmo. Dizia ele:
- Porque, por o Artur ser pequenino e franzino, vocês deveriam ajudá-lo a integrar-se na escola e não insultá-lo como têm feito! Ninguém vai insultar mais o Artur, entendido?
- Sim Sr. Director. - responderam todos. E, a partir desse dia, todos se deram bem e nunca mais voltaram a insultar o Artur.
Para completar o seu entendimento, o Mateus acrescentou uma lição de moral:
"Não devemos tratar mal os nossos colegas só por serem mais fracos ou diferentes de nós."
Bullying- termo inglês utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos, com o objectivo de intimidar ou agredir outro indivíduo ou grupo de indivíduos, incapazes de se defenderem.
sexta-feira, 12 de março de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
muito bem meninos belo trabalho
PARABENS AOS GIRASSOIS
Enviar um comentário