
quarta-feira, 1 de julho de 2009
BOAS FÉRIAS!...

VIVA O VERÃO!!!
Cá estamos de novo e desta vez para saudarmos o Verão.
grandes dias!...

Maria Catarina Castro
É tempo de Verão
Verão com frutos,
frutos nos campos,
campos com crianças,
crianças contentes,
contentes porque vão à praia.
Praia com dunas,
dunas e sol,
sol que aquece,
aquece e dá alegria,
alegria que me faz feliz.
Feliz está o mar,
mar com ondas,
ondas e espuma,
espuma que beija a areia,
areia dourada com o sol dourado de Verão.
Margarida Correia
O Verão chegou
O Verão já chegou.
Chegou com flores e frutos,
frutos apetitosos e saborosos.
saborosos são os dias na praia e na piscina,
piscina com água,
água que brilha com o sol,
sol que brilha todos os dias no Verão,
Verão que dá para brincar ao ar livre.
Ar livre com vento agradável.
Agradável é um passeio no campo,
campo com rio e frescura,
frescura onde as crianças fazem brincadeiras,
brincadeiras que enchem o Verão.
Augusto Pinto
O Verão
O Verão amado,
amado pelo mar,
mar onde podemos surfar,
surfar na água limpa.
Limpa é a areia,
areia que faz dunas,
dunas de areia quente.
Quente é o Verão,
Verão passado no campo e no mar,
mar que é bom.
Bom é passear nas montanhas,
montanhas para escalar,
escalar só nos dias grandes,
grandes são os dias de Verão.
Verão passado no campo e na piscina nos dias de sol,
Sol que dá calor e aquece,
aquece muito no Verão.
Verão cheio de frutos,
frutos perfumados,
perfumados somos nós,
nós cheiinhos de alegria,
alegria dos pássaros,
pássaros a chilrear,
a chilrear no céu,
céu azul...
Azul é a água,
água limpa,
limpa sem poluição,
poluição que não podemos fazer nas férias de Verão.
Marcelo Soares
terça-feira, 9 de junho de 2009
Dia Mundial do Ambiente
Dada a importância deste tema na formação infantil, foi sugerido aos Girassóis que respondessem à seguinte questão:
O que posso eu fazer para melhorar o Ambiente?
A Maria diz:
O ambiente está a ser destruído pelo Homem, por causa da poluição.
Para eu melhorar o ambiente devo: reciclar, reutilizar, reaproveitar, responsabilizar e renovar, sempre que possível.
Eu contribuo para reduzir a poluição quando utilizo o mesmo saco das compras várias vezes, ou quando compro embalagens que podem ser recicladas.
Em minha casa separo o lixo para depois o deitar nos diferentes contentores do Ecoponto (verde, azul e amarelo).
Quando vou às compras com a minha mãe, digo-lhe para ela me comprar cadernos de papel reciclado.
Desta forma estou a reduzir um pouco a poluição e por isso a contribuir para melhorar o ambiente.
Eu queria que todas as pessoas fizessem o mesmo para podermos ter um ambiente melhor.
Dicas do Pedro:

O Augusto também contribui, positivamente, com as suas atitudes:
Em minha casa posso fazer várias coisas para melhorar o ambiente:
- separo os lixos, colocando os materiais que se podem reciclar nos ecopontos;
- desligo a luz e a televisão quando estas não estão a ser utilizadas;
-tomo um banho rápido para não desperdiçar muita água;
- aproveito bem todo o papel para que não seja necessário cortar muitas árvores;
- não oiço televisão, nem rádio com o som muito alto, para não fazer poluição sonora...
Na rua, também posso fazer várias coisas, tais como:
- não estragar as plantas, nem as flores;
-não deitar lixo para o chão, e desta forma ter um ambiente mais limpo;
- não pegar em materiais que possam provocar incêndios;
- andar a pé e não de carro para não gastar gasóleo, nem poluir o ambiente...
Em casa ou na rua devemos estar sempre do lado do ambiente.
Por favor, façam isto tudo para que o ambiente não seja destruído e, em consequência, nos destrua a nós.
Estes conselhos tão práticos e tão oportunos dos nossos pequeninos, ajudam-nos a fazer deste planeta um planeta mais limpo e mais saudável. Vamos todos segui-los.
domingo, 7 de junho de 2009
Olá de novo!...
Cá estamos, de novo, para mostrar mais alguns dos nossos trabalhos relacionados com algumas actividades desenvolvidas na escola.
Cá fica mais uma pequenina amostra...
DIA DA CRIANÇA
SIM!!!...
Todos os dias devem ser Dia da Criança, e de todas as crianças.

Dia da Criança
crianças alegres
pessoas contentes
meninos agradecidos.
Um dia fantástico para as crianças.
Neste dia da criança há muito amor, carinho e cuidados com todas.
Há comprensão e todos lhe dão atenção.
Que bom seria se isto fosse para todas as crianças do Mundo!
Cláudio Filipe


Sara Lopes e Maria Castro
DIA DA CRIANÇA
Dia bonito
inesquecível e alegre
é o Dia da criança.
Direitos devem ter
alegres devem ser.
Como as crianças são amáveis!
Proteger é uma forma de mostrar amizade;
igualdade também faz parte da vida.
Há pessoas que não sabem mostrar que ser diferente não é
importante.
Ser criança é ser feliz, alegre e com vontade de crescer!
Amor para todas as crianças!
Inês Baptista
Visita à Expo Rural


Pedro Silva


sábado, 2 de maio de 2009
DIA DA MÃE

É lindo o teu sorriso
Levas-me ao paraíso
E eu sempre a vou amar.
Um nome tão pequenino
E em todo o lado diz bem
Mãe, amo-te tanto
É um nome tão profundo
I de Isabel
Mãe, és muito minha amiga
Um abraço e um beijão.
Pedro
Filipe
FELIZ DIA DA MÃE!!!
O 25 de Abril de 1974


De seguida foi lido um texto onde foi possível comparar a informação nele contida com o conhecimento dos alunos.
Passou-se, então, ao preenchimento de um mapa de ideias (todos os alunos tiveram a possibilidade de fazer este registo na sua folha de trabalho).



sexta-feira, 3 de abril de 2009
BOA PÁSCOA

Tempo de Páscoa
Páscoa feliz
a todos desejamos
somos crianças
com boas intenções
ovos de chocolate e
amêndoas, recomendamos...

Festejamos a ressurreição
e Cristo adoramos na Cruz
linda é a Páscoa
igreja em festa
zelando por nós, está Jesus.
José Rui Freitas

amêndoas vêm contigo
são de todas as cores
cores alegres e vistosas
ovos de chocolate
amarelos e de outras cores.
fazem as delícias
enchem-nos de satisfação
levam surpresas lá dentro
ilusões nos fazem ter
zumbidos de alegria, nós vamos fazer.
Augusto Pinto

Primavera já chegou
alegremente, os pássaros chilreiam
salpicados de cores, estão os prados,
com belas flores
ovos de Páscoa pintamos
agradecidos, a Cruz beijamos.
Festejamos com fé
esperamos que o padre chegue,
lenços abanamos na despedida
infeliz não há ninguém
zangas não queremos nesta época.
Bárbara Lopes
Depois de um período de intenso trabalhado, os Girassóis tiveram direito a uma singela lembrança, que guardaram na sua cestinha de Páscoa.



quinta-feira, 2 de abril de 2009
DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL
Uma aula diferente

Maria Catarina Castro
Um escritor na minha escola
Li um livro muito bonito com o título "Estrelinha", do escritor Nuno Castelo.Hoje, este escritor veio visitar a nossa escola.
Aproveitámos para lhe fazer perguntas e esclarecer dúvidas sobre a sua vida.
Fiquei a saber que, para além de escrever, Nuno Castelo também pinta quadros e ilustra os seus livros.
Fiquei admirado quando soube que ele começou a pintar quadros com a minha idade.
Também fiquei a pensar, e descobri que os livros têm sempre uma mensagem importante para descobrirmos.
Gostei muito desta actividade.
Pedro Miguel Silva
quarta-feira, 1 de abril de 2009
OLÁ PRIMAVERA!!!
Na Primavera, os prados ficam salpicados de flores de várias cores. As árvores enchem-se de folhas tenras e de flores. As borboletas voam, alegremente, nos jardins. A temperatura é amena. As nuvens são brancas como novelos de algodão...
Tudo renasce!
Os animais que hibernaram durante o Inverno acordam; as andorinhas regressam, porque já há mais sol e calor e assim podem fazer os seus ninhos nos beirais das casas. A Natureza fica mais enriquecida, porque há flores belas, a relva é mais verde, as árvores já não estão despidas...Quando as pessoas vão passear pela rua, ouvem o chilrear alegre dos passarinhos e até andam mais sorridentes.
Eu adoro a Primavera!
Sara Lopes
A Natureza fica novinha.
Todos os animais voltam,
acabadas de rebentar.
A Primavera começa no dia 20 ou 21 de Março e acaba no dia 20 ou 21 de
Junho. Este ano começou no dia 20 de Março.
Eu gosto muito da Primavera porque o tempo é ameno e podemos brincar ao ar livre com os nossos amigos, outras crianças.
Nesta estação, todos os animais que hibernaram acordam e as andorinhas voltam para fazerem os seus ninhos nos beirais das casas, para criarem os seus filhotes. Quando acabam vão procurar comida.
Os pássaros voam para os ramos das árvores e ficam lá a chilrear, quer dizer, a cantar. Eu gosto muito do canto dos pássaros porque ele é muito bonito.
As borboletas são muito coloridas, pois têm cores garridas e vistosas. Há abelhas,minhocas, lagartas, caracóis...
Os prados ficam salpicados de flores de todas as cores; as árvores enchem-se de folhas tenras e verdes; as flores têm feitios e cores variadas... A Natureza fica muito mais bela!
A Primavera é maravilhosa!
Eu gosto muito da Primavera, também porque sei, que as flores vão dar origem aos frutos que me vão deliciar no Verão.
Bruna Teixeira

Na Primavera a Natureza renasce.
As folhinhas tenras e verdes aparecem.
Os pássaros chilreiam.
Os campos ficam salpicados de várias cores.
Por todo o lado abrem as flores.
Os dias são amenos
Apetece-me brincar.
Todos ficamos felizes.
A correr e a saltar.
Para fazer seus ninhos nos beirais,
Regressam as andorinhas, nesta estação,
Para porem os seus ovinhos
Que trarão os filhotes do seu coração.
José Rui Freitas
terça-feira, 31 de março de 2009
DIA DA ÁRVORE
Adorámos esta actividade e prometemos ser bons padrinhos.
Seremos cuidadosos e tudo faremos para ajudar as nossas pequeninas árvores a crescerem fortes e saudáveis.
O trabalho foi duro, mas também muito gratificante!...


Dia do Pai


Além dos textos que escrevemos e das mensagens que criámos, também fizemos um bonito presente, no qual pusemos todo o nosso amor e carinho. Talvez, por isso, o resultado tenha sido tão bom.

... cobrir tudo muito bem com papel branco e cola e fazer folhinhos no papel.
Depois pintámos...

Adorámos pintar ...
Depois demos um toque de prateado com os dedos...

... e este deu um ar muito elegante ao nosso passe-partout.

Os trabalhos estavam prontos. Agora era só embrulhar.

Os nossos pais adoraram! Também gostaram muito de ler a mensagem que ia junto do embrulho.
quinta-feira, 12 de março de 2009
TEXTO INFORMATIVO - O LINCE IBÉRICO
Com o objectivo de dotar, cada vez mais, os "Girassóis" de capacidades para que se tornem bons leitores, foi desenvolvida mais uma actividade no âmbito do PNEP: A Compreensão de Textos Informativos.
A actividade desenrolou-se do seguinte modo:
Apresentação do título do texto. "A Conservação do Lince Ibérico"
- a partir da leitura do título do texto, os alunos teriam que "adivinhar" o assunto do mesmo, justificando a sua opinião. Para isso foi-lhes dada uma ficha com uma lista de expressões retiradas do texto.
Em pares, os alunos, tinham que relacionar as diferentes expressões e anteciparem o assunto.
Posteriormente, cada par apresentou a sua proposta, explicando as associações de ideias ou conceitos que a justificavam.

De seguida foi distribuído o texto e foi pedido aos alunos, através de questionamento, que procurassem um parágrafo onde se explicitassem as causas da extinção do Lince Ibérico.
O registo foi feito num esquema gráfico da relação multi causal da sua extinção.
Após a identificação das causas da extinção, fez-se a leitura do texto, sinalizaram-se as palavras difíceis e procurou-se o seu significado.
A palavra "extinção" e "conservação" tiveram uma atenção especial, face ao tema em estudo.
A primeira aula destinada ao estudo de um texto informativo e, consequentemente ao estudo do seu conteúdo, terminou aqui.
No dia seguinte, e depois dos alunos terem estudado o texto, foi preenchida uma ficha de resumo:
Depois deste trabalho concluído, era necessário verificar se as aprendizagens em relação ao tema em estudo tinham ficado consolidadas. Para isso distribuiu-se uma ficha de registo de reflexão sobre as aprendizagens.
Como conclusão do trabalho, foi distribuída uma ficha de auto verificação para depois da leitura, para que deste modo os alunos confrontassem as suas previsões iniciais com as posteriores ao estudo do texto.

No final deste trabalho, que pode parecer exaustivo, foi bom verificar que os alunos tinham executado todas as tarefas com entusiasmo e elevado índice de interesse. Estes, não ficaram apenas a saber que um texto informativo descreve, explica, informa ou dá opiniões sobre determinado assunto, mas ficaram também curiosos acerca do tema em estudo.
A partir daqui pesquisaram na Net e em livros e, individualmente, escreveram textos sobre o Lince Ibérico.
O resultado deste trabalho pode ser observado no placard da sala de aula.