quarta-feira, 1 de julho de 2009

BOAS FÉRIAS!...

Enfim!...

Chegou o Verão!
É tempo de férias e de um merecido descanso, depois de um árduo,mas profícuo trabalho.
Em jeito de balanço, no final de mais um ano lectivo, não posso deixar de me regozijar com o sucesso alcançado por estes pequeninos Girassóis. Foi tão bom vê-los crescer e brilhar!
É tempo, também, de agradecer aos pais por toda a colaboração prestada, contributo inegável para o brilho destas florinhas.

Aproveito este último post para desejar a todos umas excelentes férias.

Muiiiiiitos beijos...

da professora,


Rosa Augusta

Marcelo Soares

VIVA O VERÃO!!!

Olá!...
Cá estamos de novo e desta vez para saudarmos o Verão.

O Verão
O Verão é uma estação,
estação quente,
quente e alegre,
alegre com os pássaros novos,
novos são os chilreios,
chilreios agradáveis,
agradáveis como as férias.
Férias grandes,
grandes dias!...
Dias na praia, praia com mar...
Mar azul,
azul é o céu,
céu com nuvens,
nuvens brancas e fofas,
fofas crianças.
Crianças que gostam dos frutos,
frutos saborosos e suculentos.
Suculentos são os frutos do mar.
Mar feliz com as brincadeiras das crianças.
Crianças contentes com as brincadeiras do Verão.

Maria Catarina Castro

É tempo de Verão

Verão com frutos,

frutos nos campos,

campos com crianças,

crianças contentes,

contentes porque vão à praia.
Praia com dunas,

dunas e sol,

sol que aquece,

aquece e dá alegria,

alegria que me faz feliz.

Feliz está o mar,

mar com ondas,

ondas e espuma,

espuma que beija a areia,

areia dourada com o sol dourado de Verão.

Margarida Correia

O Verão chegou

O Verão já chegou.

Chegou com flores e frutos,

frutos apetitosos e saborosos.

saborosos são os dias na praia e na piscina,

piscina com água,

água que brilha com o sol,

sol que brilha todos os dias no Verão,

Verão que dá para brincar ao ar livre.

Ar livre com vento agradável.

Agradável é um passeio no campo,

campo com rio e frescura,

frescura onde as crianças fazem brincadeiras,

brincadeiras que enchem o Verão.

Augusto Pinto

O Verão

O Verão amado,

amado pelo mar,

mar onde podemos surfar,

surfar na água limpa.

Limpa é a areia,

areia que faz dunas,

dunas de areia quente.

Quente é o Verão,

Verão passado no campo e no mar,

mar que é bom.

Bom é passear nas montanhas,

montanhas para escalar,

escalar só nos dias grandes,

grandes são os dias de Verão.

Verão passado no campo e na piscina nos dias de sol,

Sol que dá calor e aquece,

aquece muito no Verão.

Verão cheio de frutos,

frutos perfumados,

perfumados somos nós,

nós cheiinhos de alegria,

alegria dos pássaros,

pássaros a chilrear,

a chilrear no céu,

céu azul...

Azul é a água,

água limpa,

limpa sem poluição,

poluição que não podemos fazer nas férias de Verão.

Marcelo Soares



terça-feira, 9 de junho de 2009

Dia Mundial do Ambiente

No passado dia 5 de Junho foi celebrado o Dia Mundial do Ambiente.
Dada a importância deste tema na formação infantil, foi sugerido aos Girassóis que respondessem à seguinte questão:


O que posso eu fazer para melhorar o Ambiente?

A Maria diz:

O ambiente está a ser destruído pelo Homem, por causa da poluição.
Para eu melhorar o ambiente devo: reciclar, reutilizar, reaproveitar, responsabilizar e renovar, sempre que possível.
Eu contribuo para reduzir a poluição quando utilizo o mesmo saco das compras várias vezes, ou quando compro embalagens que podem ser recicladas.
Em minha casa separo o lixo para depois o deitar nos diferentes contentores do Ecoponto (verde, azul e amarelo).
Quando vou às compras com a minha mãe, digo-lhe para ela me comprar cadernos de papel reciclado.
Desta forma estou a reduzir um pouco a poluição e por isso a contribuir para melhorar o ambiente.
Eu queria que todas as pessoas fizessem o mesmo para podermos ter um ambiente melhor.

Dicas do Pedro:


O Augusto também contribui, positivamente, com as suas atitudes:

Em minha casa posso fazer várias coisas para melhorar o ambiente:

- separo os lixos, colocando os materiais que se podem reciclar nos ecopontos;

- desligo a luz e a televisão quando estas não estão a ser utilizadas;

-tomo um banho rápido para não desperdiçar muita água;

- aproveito bem todo o papel para que não seja necessário cortar muitas árvores;

- não oiço televisão, nem rádio com o som muito alto, para não fazer poluição sonora...

Na rua, também posso fazer várias coisas, tais como:

- não estragar as plantas, nem as flores;

-não deitar lixo para o chão, e desta forma ter um ambiente mais limpo;

- não pegar em materiais que possam provocar incêndios;

- andar a pé e não de carro para não gastar gasóleo, nem poluir o ambiente...

Em casa ou na rua devemos estar sempre do lado do ambiente.

Por favor, façam isto tudo para que o ambiente não seja destruído e, em consequência, nos destrua a nós.

Estes conselhos tão práticos e tão oportunos dos nossos pequeninos, ajudam-nos a fazer deste planeta um planeta mais limpo e mais saudável. Vamos todos segui-los.

domingo, 7 de junho de 2009

Olá de novo!...

Olá a todos!

Cá estamos, de novo, para mostrar mais alguns dos nossos trabalhos relacionados com algumas actividades desenvolvidas na escola.
Cá fica mais uma pequenina amostra...

DIA DA CRIANÇA

SIM!!!...
Todos os dias devem ser Dia da Criança, e de todas as crianças.













Bárbara Lopes

Dia da Criança
Dia bonito
crianças alegres
pessoas contentes
meninos agradecidos.

Um dia fantástico para as crianças.
Neste dia da criança há muito amor, carinho e cuidados com todas.
Há comprensão e todos lhe dão atenção.
Que bom seria se isto fosse para todas as crianças do Mundo!
Cláudio Filipe


















Sara Lopes e Maria Castro

DIA DA CRIANÇA
Dia bonito
inesquecível e alegre
é o Dia da criança.

Direitos devem ter
alegres devem ser.

Como as crianças são amáveis!
Proteger é uma forma de mostrar amizade;
igualdade também faz parte da vida.
Há pessoas que não sabem mostrar que ser diferente não é
importante.
Ser criança é ser feliz, alegre e com vontade de crescer!
Amor para todas as crianças!
Inês Baptista

Visita à Expo Rural

A Expo Rural

Na sexta-feira, dia 15 de Maio, fui com a minha professora e os meus colegas, visitar a Expo Rural, ao Parque da Cidade. Fomos a pé e passámos na feira agrícola onde havia tractores e outras máquinas agrícolas.
Na Expo Rural havia muitas espécies de animais, uns grandes e outros mais pequenos. Vimos bois com cornos grandes, ovelhas de lã branca, cabras onde estava um cabritinho bebé muito fofinho, coelhos e coelhinhos... e algumas espécies de aves.. A que mais gostei foi do pavão.
A professora, no final da visita, levou-nos ao Multiusos onde havia um palhaço a animar os visitantes e algumas lojas a vender coisas. Numa das lojas, a professora comprou gomas para nos oferecer quando chegássemos à escola.
Durante esta visita ofereceram-nos um lápis.
À saída havia um lago com peixinhos. Alguns escondiam-se de nós.
Foi uma tarde muito bem passada e também uma aula diferente.
Manuel Avelino Matias












Visita à Expo Rural
A minha turma, no dia 15 de Maio, foi fazer uma visita à Expo Rural.
A Expo Rural é uma feira agrícola que se realiza todos os anos na nossa cidade.
Nessa feira visitámos várias barracas, onde havia de tudo relacionado com a agricultura. Havia coelhos, bois, cabras, ovelhas...
Também havia máquinas agrícolas.
Dentro do Pavilhão Multiusos existia um palco, onde estava um palhaço muito divertido que animava os visitantes.
Achei muito interessante a exposição de fotografias tiradas por jovens fafenses.
Eu gostei muito de ir à Expo Rural!
Pedro Silva


sábado, 2 de maio de 2009

DIA DA MÃE

Para as nossas mães, eis aqui a nossa homenagem. É muito singela, mas nela vai todo o nosso amor.

Mãe querida e amiga
É lindo o teu sorriso
Com tua ternura e bondade
Levas-me ao paraíso
Beatriz
A minha mãe é minha amiga
Que nunca quero deixar
É a melhor mãe do mundo
E eu sempre a vou amar.
Andreia
O nome da mãe é o mais lindo
De tantos que o mundo tem
Um nome tão pequenino
E em todo o lado diz bem
Augusto


Mãe, amo-te tanto
Meu amor por ti é profundo
Só te quero dizer
Que és a melhor mãe do mundo
Bárbara
Eu guardo a minha mãe
No meu coração pequenininho
Sei que ela me ama muito
Porque me dá muito miminho
Bruna
O nome da mãe é o mais lindo
De tantos que o mundo tem
É um nome tão profundo
Carregado de amor também
Cláudia
Eu gosto muito de ti
Porque me dás muito carinho
Em troca eu vou-te dar
Um grande beijo e um vasinho
Cláudio
Ó mãe, tu és tão querida
Quero encher-te de beijinhos
Este vaso com flores
Fica em troca dos teus miminhos
Eva
I de Inês
I de Isabel
A de Amor
Que sinto pela minha mãe
Inês G.
Eu gosto muito de ti
Só quero ver-te feliz
Dá cá um abraço fofinho
Que eu em troca
Dou-te um presentinho
Inês B.
Mãe, neste dia eu sei bem
Que tu vais ficar contente
Com esta quadra bonita
E com uma flor de presente.
Joana
A minha mãe
Dá-me muito carinho
Neste dia especial
Vou dar-lhe um grande beijinho
Mateus
Mãe, és tão especial
A vida sem ti seria triste
Embora te faça zangar, adoro-te!
Porque mãe como tu não existe.
José Rui

Mãe, és muito minha amiga
Por isso vou dar-te um beijinho
Que vai nesta linda flor
Aqui dentro deste vasinho.
Manuel
Querida mãe
Do meu coração
Um dia feliz te desejo
Tu és a minha paixão
Marcelo
Tu dás-me tudo o que podes
Gostas de me ver catita
Não deixas que nada me falte
Queres que eu seja feliz na vida.
Margarida
Mãe, gosto muito de ti
Porque me dás muito carinho
Neste dia que é só teu
Vou dar-te um grande beijinho.
Miguel
A minha mãe
Está no meu coração
Eu gosto muito dela
E por isso eu vou-lhe dar
Um abraço e um beijão.
Patrícia
Minha mãe querida
Ouve com atenção
És uma jóia gloriosa
Que eu guardo no meu coração.
Pedro
Dás-me muito carinho
És a minha flor
Quero dizer-te obrigado
Por todo o teu amor.
Filipe
Neste dia especial
Vou dar-te um grande beijinho
Pelo amor que tu me dás
Recebe este presentinho.
Sara
Minha mãe é minha amiga
A meu lado está sempre presente
O amor que ela me dá
Vou lembrá-lo eternamente.
Sofia
És a minha flor preciosa
A mãe mais carinhosa
Todos os dias amor te vou dar
E sempre te vou adorar.
Vítor
A minha mãe é linda
Linda como uma flor
Eu gosto tanto dela
Dou-lhe todo o meu amor
Maria
Onde quer que tu estejas
Sei que escutas meu coração
Ilumina o meu caminho
Dá-me sempre a tua mão.
Rosa Augusta

Além destes tesourinhos, os Girassóis ofereceram às suas mães um presente construído por eles.
Na execução deste trabalho puseram todo o seu amor o que resultou numa bonita lembrança.
















Nas aulas de Inglês e de Educação Musical também nos lembramos delas...
Mais uma prova de amor!















FELIZ DIA DA MÃE!!!

O 25 de Abril de 1974


No âmbito de mais uma sessão PNEP, no dia 24 de Abril, os Girassóis desenvolveram um novo trabalho muito motivador e ao mesmo tempo enriquecedor das suas competências.

O desafio era redigir um texto respeitando as fases do ciclo de escrita.

O tema proposto para o texto a elaborar, e usando a interdisciplinaridade, foi "O dia 25 de Abril de 1974"

Depois de alguma pesquisa feita em casa, pelos alunos, sobre o tema foi-lhes pedido que utilizassem os conhecimentos de que dispunham sobre o assunto e os registassem numa chuva de ideias.

De seguida foi lido um texto onde foi possível comparar a informação nele contida com o conhecimento dos alunos.
















Na posse de informação variada era necessário que os alunos seleccionassem e organizassem essa informação para posterior utilização na produção de um texto.
Passou-se, então, ao preenchimento de um mapa de ideias (todos os alunos tiveram a possibilidade de fazer este registo na sua folha de trabalho).



Depois das ideias terem sido organizadas e registadas, passou-se à textualização.
Este foi um trabalho bastante produtivo tendo surgido textos já com alguma qualidade.
Exemplos de textos elaborados em pares:


Havia, no entanto, alguns aspectos a corrigir. Para isso fez-se a revisão dos textos elaborados utilizando a leitura, os comentários ao conteúdo dos textos, e o registo no quadro de algumas notas importantes.

Todo este processo culminou com a escrita colectiva de um texto final:
O Dia 25 de Abril de 1974
No dia 25 de Abril de 1974, em Portugal, aconteceu uma revolução que ficou conhecida como a "Revolução dos Cravos".
Nesse dia, os militares saíram à rua com as suas armas e derrubaram o governo de Marcelo Caetano e a presidência de Américo Tomás, acabando com a ditadura. O povo ficou muito feliz, perdeu o medo e veio para a rua gritar: "- O povo unido jamais será vencido!". Ao mesmo tempo, as pessoas cheias de alegria, distribuíam cravos vermelhos pelos soldados que os colocavam nos canos das espingardas.
Até esse dia, o povo português vivia triste e infeliz por vários motivos: não podia escolher os seus governantes, não podia falar à vontade, os homens iam para a guerra e a PIDE prendia as pessoas e torturava-as, muitas vezes sem motivo.
A partir do dia 25 de Abril de 1974, Portugal passou a viver em democracia: passou a poder exprimir o que pensava, passou a haver eleições livres, acabou a guerra e a polícia política (PIDE) também acabou.
Em Portugal passou a haver liberdade que é um grande tesouro que os portugueses têm de proteger.
(Texto Colectivo)

Este foi um processo de escrita longo, mas muito profícuo, uma vez que proporcionou aos alunos a aquisição de mais uma competência fundamental : a produção de textos respeitando o ciclo de escrita.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

BOA PÁSCOA

No final de mais um período lectivo, desta vez com interrupção para a Páscoa, os Girassóis dizem "Até Breve!"e o seu desejo é que esta festa seja doce e colorida.
Quanto a mim, eu digo:
-Obrigada por todo o vosso amor e dedicação.
Recebam, nesta Páscoa, o meu abraço doce!...

Tempo de Páscoa

PÁSCOA FELIZ!!!

Páscoa feliz
a todos desejamos
somos crianças
com boas intenções
ovos de chocolate e
amêndoas, recomendamos...


Festejamos a ressurreição
e Cristo adoramos na Cruz
linda é a Páscoa
igreja em festa
zelando por nós, está Jesus.



José Rui Freitas


PÁSCOA


Páscoa que és tão boa
amêndoas vêm contigo
são de todas as cores
cores alegres e vistosas
ovos de chocolate
amarelos e de outras cores.

fazem as delícias
enchem-nos de satisfação
levam surpresas lá dentro
ilusões nos fazem ter
zumbidos de alegria, nós vamos fazer.

Augusto Pinto


FESTA DA PÁSCOA

Primavera já chegou
alegremente, os pássaros chilreiam
salpicados de cores, estão os prados,
com belas flores
ovos de Páscoa pintamos
agradecidos, a Cruz beijamos.

Festejamos com fé
esperamos que o padre chegue,
lenços abanamos na despedida
infeliz não há ninguém
zangas não queremos nesta época.



Bárbara Lopes


Depois de um período de intenso trabalhado, os Girassóis tiveram direito a uma singela lembrança, que guardaram na sua cestinha de Páscoa.










quinta-feira, 2 de abril de 2009

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL

No dia 24 de Março, propusemos aos nossos alunos uma actividade diferente. Esta actividade visava comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil, antecipadamente, uma vez que no dia 2 de Abril, dia da efeméride, as aulas já teriam terminado para a interrupção da Páscoa.
Esta actividade consistiu numa conversa com o escritor, pintor e ilustrador Nuno Castelo, autor do livro "Olhos de Lua Cheia e Sol de Lava".
Esta obra infantil já tinha sido apresentada aos alunos e estes tinham ficado agradavelmente impressionados com a história. Por este motivo pareceu-nos ser de grande interesse esta actividade.
Através da escrita de textos, os alunos confirmaram esta opinião.
Aqui deixo duas opiniões que mostram exactamente o que sentiram as crianças.

Uma aula diferente


Hoje tive uma aula diferente.
No fim do recreio da tarde fomos para a cantina.
Quando chegámos lá vi uma secretária castanha e sentado atrás dela estava o ilustrador e escritor do livro"olhos de Lua Cheia e Sol de Lava".
Ele mostrou-nos, no computador, três histórias.
Mais tarde um pouco, os meninos fizeram algumas perguntas e o escritor respondeu a tudo.
Depois disto, os meninos que tinham o livro fizeram uma fila para o autor dar um autógrafo.
Quando tocou para irmos embora fomos buscar as mochilas. Eu, quando cheguei à minha mãe, contei-lhe tudo.
Foi uma aula inesquecível!
Isto tudo foi para comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil que se comemora no dia 2 de Abril e nesse dia já estamos de férias.
O livro que li deste escritor é muito bonito!
Este escritor também é pintor e professor e chama-se Nuno Castelo.
Maria Catarina Castro



Um escritor na minha escola

Li um livro muito bonito com o título "Estrelinha", do escritor Nuno Castelo.
Hoje, este escritor veio visitar a nossa escola.
Aproveitámos para lhe fazer perguntas e esclarecer dúvidas sobre a sua vida.
Fiquei a saber que, para além de escrever, Nuno Castelo também pinta quadros e ilustra os seus livros.
Fiquei admirado quando soube que ele começou a pintar quadros com a minha idade.
Também fiquei a pensar, e descobri que os livros têm sempre uma mensagem importante para descobrirmos.
Gostei muito desta actividade.
Pedro Miguel Silva








quarta-feira, 1 de abril de 2009

OLÁ PRIMAVERA!!!

Os pequenos Girassóis brilham agora mais do que nunca. É Primavera!


Como é bela a Primavera!

Na Primavera, os prados ficam salpicados de flores de várias cores. As árvores enchem-se de folhas tenras e de flores. As borboletas voam, alegremente, nos jardins. A temperatura é amena. As nuvens são brancas como novelos de algodão...
Tudo renasce!
Os animais que hibernaram durante o Inverno acordam; as andorinhas regressam, porque já há mais sol e calor e assim podem fazer os seus ninhos nos beirais das casas. A Natureza fica mais enriquecida, porque há flores belas, a relva é mais verde, as árvores já não estão despidas...Quando as pessoas vão passear pela rua, ouvem o chilrear alegre dos passarinhos e até andam mais sorridentes.
Eu adoro a Primavera!

Sara Lopes

Quando chega a Primavera
Quando chega a Primavera,
a temperatura aquece
os animais regressam
e a vegetação floresce.

Toda a Natureza renasce
e os prados ficam coloridos,
cheios de erva fresquinha.
A Natureza fica novinha.

Todos os animais voltam,
uns de emigrar e outros de hibernar,
para comerem as folhas tenras
acabadas de rebentar.

As andorinhas a chilrear,
nos beirais, fazem os seus ninhos
para porem os seus ovos
e terem os seus filhinhos.
João Mateus Coelho
A Primavera

A Primavera começa no dia 20 ou 21 de Março e acaba no dia 20 ou 21 de
Junho. Este ano começou no dia 20 de Março.
Eu gosto muito da Primavera porque o tempo é ameno e podemos brincar ao ar livre com os nossos amigos, outras crianças.
Nesta estação, todos os animais que hibernaram acordam e as andorinhas voltam para fazerem os seus ninhos nos beirais das casas, para criarem os seus filhotes. Quando acabam vão procurar comida.
Os pássaros voam para os ramos das árvores e ficam lá a chilrear, quer dizer, a cantar. Eu gosto muito do canto dos pássaros porque ele é muito bonito.
As borboletas são muito coloridas, pois têm cores garridas e vistosas. Há abelhas,minhocas, lagartas, caracóis...
Os prados ficam salpicados de flores de todas as cores; as árvores enchem-se de folhas tenras e verdes; as flores têm feitios e cores variadas... A Natureza fica muito mais bela!
A Primavera é maravilhosa!
Eu gosto muito da Primavera, também porque sei, que as flores vão dar origem aos frutos que me vão deliciar no Verão.
Bruna Teixeira


Primavera


Na Primavera a Natureza renasce.
As folhinhas tenras e verdes aparecem.
Os pássaros chilreiam.
Os campos ficam salpicados de várias cores.
Por todo o lado abrem as flores.


Os dias são amenos
Apetece-me brincar.
Todos ficamos felizes.
A correr e a saltar.

Para fazer seus ninhos nos beirais,
Regressam as andorinhas, nesta estação,
Para porem os seus ovinhos
Que trarão os filhotes do seu coração.

José Rui Freitas

terça-feira, 31 de março de 2009

DIA DA ÁRVORE

Para celebrarmos a chegada da Primavera e homenagearmos a Árvore, quisemos participar numa actividade promovida pela Câmara Municipal. Esta actividade consistia em plantar árvores no Parque da Cidade e ficarmos a ser "padrinhos" dessas mesmas árvores.
Adorámos esta actividade e prometemos ser bons padrinhos.
Seremos cuidadosos e tudo faremos para ajudar as nossas pequeninas árvores a crescerem fortes e saudáveis.


Texto Colectivo

O trabalho foi duro, mas também muito gratificante!...















Dia do Pai

A todos os Pais, com muito AMOR!...
Para o Meu Pai
O meu pai é bonito
bonito como uma rosa,
rosa bem cheirosa,
cheirosa como um perfume,
perfume agradável,
agradável como o Sol,
Sol que dá calor e brilha,
brilha como as estrelas,
estrelas brilhantes como os olhos do Meu Pai!
Margarida Correia


O Meu Pai
O meu pai é muito meu amigo.
Ele dá-me carinho, amor, educação...
Quando estamos juntos brincamos muito: andamos de bicicleta; ele ensina-me a deitar o pião; joga comigo à bola...
O meu pai é meigo e cuida de mim para que nada de mal me aconteça.
Ele protege-me dos perigos e ensina-me a cumprir com os meus deveres.
O meu pai trabalha muito para que não me falte comida, brinquedos...
Quando eu estou doente ele fica preocupado e leva-me ao médico.
Eu gosto muito do meu querido papá!
João Mateus

Além dos textos que escrevemos e das mensagens que criámos, também fizemos um bonito presente, no qual pusemos todo o nosso amor e carinho. Talvez, por isso, o resultado tenha sido tão bom.



O primeiro passo foi...


... cobrir tudo muito bem com papel branco e cola e fazer folhinhos no papel.
Depois pintámos...


Adorámos pintar ...
... mesmo com tinta preta.
Depois demos um toque de prateado com os dedos...


... e este deu um ar muito elegante ao nosso passe-partout.



Os trabalhos estavam prontos. Agora era só embrulhar.


O embrulho ficou lindo, não acham?
Os nossos pais adoraram! Também gostaram muito de ler a mensagem que ia junto do embrulho.

quinta-feira, 12 de março de 2009

TEXTO INFORMATIVO - O LINCE IBÉRICO

Ensinar uma criança a ler é, acima de tudo, ensinar-lhe a retirar do texto a informação que ele contém. Para isso, é necessário dar-lhe ferramentas para que ela, de forma eficaz, compreenda o que lá está escrito, tornando-se um leitor fluente.

Com o objectivo de dotar, cada vez mais, os "Girassóis" de capacidades para que se tornem bons leitores, foi desenvolvida mais uma actividade no âmbito do PNEP: A Compreensão de Textos Informativos.

A actividade desenrolou-se do seguinte modo:

Apresentação do título do texto. "A Conservação do Lince Ibérico"

- a partir da leitura do título do texto, os alunos teriam que "adivinhar" o assunto do mesmo, justificando a sua opinião. Para isso foi-lhes dada uma ficha com uma lista de expressões retiradas do texto.
Em pares, os alunos, tinham que relacionar as diferentes expressões e anteciparem o assunto.
Posteriormente, cada par apresentou a sua proposta, explicando as associações de ideias ou conceitos que a justificavam.



















De seguida foi distribuído o texto e foi pedido aos alunos, através de questionamento, que procurassem um parágrafo onde se explicitassem as causas da extinção do Lince Ibérico.


















O registo foi feito num esquema gráfico da relação multi causal da sua extinção.



















Após a identificação das causas da extinção, fez-se a leitura do texto, sinalizaram-se as palavras difíceis e procurou-se o seu significado.
A palavra "extinção" e "conservação" tiveram uma atenção especial, face ao tema em estudo.

A primeira aula destinada ao estudo de um texto informativo e, consequentemente ao estudo do seu conteúdo, terminou aqui.

No dia seguinte, e depois dos alunos terem estudado o texto, foi preenchida uma ficha de resumo:














Depois deste trabalho concluído, era necessário verificar se as aprendizagens em relação ao tema em estudo tinham ficado consolidadas. Para isso distribuiu-se uma ficha de registo de reflexão sobre as aprendizagens.















Como conclusão do trabalho, foi distribuída uma ficha de auto verificação para depois da leitura, para que deste modo os alunos confrontassem as suas previsões iniciais com as posteriores ao estudo do texto.















No final deste trabalho, que pode parecer exaustivo, foi bom verificar que os alunos tinham executado todas as tarefas com entusiasmo e elevado índice de interesse. Estes, não ficaram apenas a saber que um texto informativo descreve, explica, informa ou dá opiniões sobre determinado assunto, mas ficaram também curiosos acerca do tema em estudo.
A partir daqui pesquisaram na Net e em livros e, individualmente, escreveram textos sobre o Lince Ibérico.

O resultado deste trabalho pode ser observado no placard da sala de aula.