quinta-feira, 11 de março de 2010

As Fábulas

Um tema muito do agrado das crianças é, sem dúvida, o tema "Os Animais".
Este foi um tema estudado na área de Estudo do Meio, que serviu de mote à escrita de muitos tipos de texto na aula de Língua Portuguesa.

Um dos tipos de texto tratado, que utilizou como motivação o conhecimento dos animais, foi a narrativa, particularmente as Fábulas.
O dicionário da Wikipédia define fábula como sendo uma história narrativa que surgiu no Oriente e que foi particularmente desenvolvido por um escravo chamado Esopo. Este escravo viveu no século 6.º a. de c. na Grécia antiga. Esopo inventava histórias em que os animais eram as personagens. Com as suas histórias ele procurava transmitir sabedoria de carácter moral ao homem. Cada animal simboliza algum aspecto ou qualidade do homem como por exemplo: o leão representa a força; a raposa, a astúcia; a formiga, o trabalho, etc.

Depois de terem lido algumas fábulas e de terem ficado a conhecer as características deste tipo de narrativa, os Girassóis foram desafiados a criar algumas histórias. Embora, ainda não estando presentes todas as características das Fábulas, os alunos construíram bonitas histórias. Eis alguns exemplos:
A Borboleta e o Sapo
Era uma vez um sapo com uma pele muito lisinha e com manchas muito escurinhas. Ele era muito vaidoso e, por isso, usava um fato preto e, para completar, um laçarote enorme e vermelhinho. Ele vivia numa casa, nas raízes de uma árvore, perto de um lago, onde se observava ao espelho e saciava a sede.
Um dia apareceu uma borboleta que se instalou na mais bonita flor da floresta. Tinha umas belas e enormes asas com as quais fazia lindas piruetas e cambalhotas encantando todos os animais e plantas da floresta. As suas antenas estavam enfeitadas com pequenos lacinhos vermelhos, tal como o laço do sapo. Este, quando viu a beleza da borboleta e como ela encantava os seus amigos, ficou muito ciumento, pois queria todas as atenções para si. Então começou a imaginar maneiras de tirar a borboleta do seu caminho. Pensou que como a borboleta era tão bela, poderia ser, também, muito saborosa e uma ideia se fixou na sua mente: comer a borboleta.
Certo dia, estava o sapo a distrair a borboleta para ver se a conseguia apanhar quando ela viu uma cobra mesmo atrás dele e gritou:
- Foge sapo, salta para a minha beira!
O sapo muito aflito e mesmo sem saber o que se estava a passar, não hesitou e saltou.
Quando verificou que a borboleta o tinha livrado da morte nunca mais pensou em comê-la.
Depois disto, o sapo envergonhado com a lição de amizade que a borboleta lhe tinha dado, perdeu a vaidade e ficou amigo dela para sempre defendendo-a de todos os perigos.
Moral da história:
A amizade paga-se com amizade.
Augusto Pinto


A história da Bárbara fala da ambição de um cão que queria imitar um melro voador. Correu mal a aventura e se não fosse a amabilidade do melro, talvez a história do cão fosse outra.
O Pedro conta a história de uma formiguinha imprudente que por ser forte pensava que nunca necessitaria de ninguém. Saiu-lhe cara a imprudência.

ESCREVER PARA APRENDER

A capacidade de produzir textos escritos constitui, nos dias de hoje, uma exigência da vida em sociedade e, por isso, a escola deve tornar os alunos capazes de criar documentos que lhe dêem acesso às múltiplas funções da escrita. Para isso, na turma, é necessário privilegiar o ensino de algumas estratégias de escrita, que lhes permitam criar alguma autonomia na construção de um texto a partir de um tema, ou seja, que sejam capazes de utilizar o processo de escrita para aprender.

A proposta apresentada em mais uma sessão no âmbito do PNEP, teve como objectivo principal o desenvolvimento de uma actividade denominada de Ciclo de Escrita. Com a aquisição de conhecimentos neste domínio , os alunos terão oportunidade de, transversalmente, adquirirem competências noutras áreas, nomeadamente na área de Estudo do Meio, onde o desenvolvimento de projectos se baseia nos processos do Ciclo de Escrita: mobilização de conhecimentos prévios; recolha, selecção e organização de informação; redacção de textos.

Para desenvolver esta actividade a turma foi dividida em pares.
Depois de apresentada a tarefa, os alunos foram convidados a mobilizar os conhecimentos que já possuíam sobre as Plantas, registando-os numa chuva de ideias.

Posteriormente, foi feita a leitura docente de um texto expositivo com informação complementar sobre o tema. Serviu este texto, para que os alunos concretizassem o segundo desafio: recolher e seleccionar informação. Fizeram-no sublinhando a vermelho os conceitos já conhecidos e a verde os novos conceitos.

Já na posse de informação variada era altura de se passar à fase seguinte do Ciclo da Escrita: organização da informação com o preenchimento de um esquema com categorias em forma de questões, recorrendo à chuva de ideias e às expressões sublinhadas a verde no texto.

Com recurso aos esquemas elaborados em pares, passou-se à construção colectiva de um mapa semântico, que reuniu toda a informação necessária à posterior redacção de um texto - Textualização.


Recorrendo ao mapa semântico, todos os pares construíram textos com muita qualidade.

Depois da textualização foi feita a leitura para a turma, dos textos elaborados para que pudesse ser feita a revisão dos mesmos.

A tarefa ficou concluída com a produção colectiva, do texto final.


Com este trabalho, os alunos, tiveram oportunidade de consolidar conhecimentos ao nível da escrita e adquirir competências que lhes permitirão utilizar estratégias de estudo mais eficazes.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Dia dos Namorados

Muito carinho e...
... feliz Dia dos Namorados

Trabalho realizado na aula de Enriquecimento Curricular de Inglês

sábado, 13 de fevereiro de 2010

VIVA O CARNAVAL!!!

É Alegria! É Carnaval!

No Carnaval
há muita alegria
vamos festejar
com muita folia.





De palhaço
me vou vestir
para toda a gente
pôr a rir.



Temos muitas serpentinas
que vamos atirar
para dar alegria
a quem nos observar.




Há mascarados por todo o lado
assustando muita gente
mas o objectivo
é pôr toda a gente contente.
Augusto Pinto


Trabalho da Bruna Teixeira


A s Princesas










Os Diabitos


O Carnaval
O Carnaval é uma festa muito alegre e divertida que se realiza no mês de Fevereiro ou Março.
Ao Carnaval também se pode chamar Entrudo. Este é o nome dado ao boneco que se queima no fim da festa.
Neste dia come-se Cozido à Portuguesa onde não pode faltar a tradicional orelheira de porco.No Carnaval as pessoas mascaram-se e vestem disfarces muito coloridos.
Na rua ouve-se música alegre e muitos risos, provocados pelas partidas divertidas que se fazem.
Em muitas cidades organizam-se corsos carnavalescos onde toda a gente canta, dança e lança serpentinas e confétis.
Eu gosto muito do Carnaval por ser uma festa cheia de brilho, cor e animação.
João Mateus Coelho

Carnaval é...

O Muntjac Chinês

Em mais uma aula de um Circuito Tutorial do âmbito do Pnep, os Girassóis tiveram oportunidade de, mais uma vez, desenvolverem uma tarefa deveras aliciante e produtiva.
O objectivo principal desta tarefa, era colocá-los perante uma actividade, que lhes permitisse ler e compreender textos, de forma a recolher informação noutro suporte comunicativo que não os habituais manuais.
O desafio consistiu em navegar num sítio da Net e recolher informação, para posterior construção de um texto informativo: o animal do mês do Jardim Zoológico de Lisboa.
Com este trabalho, os alunos puderam aprender a fazer pesquisas na Net e a seleccionar e organizar informação, fazendo registos para posterior utilização:
O resultado do trabalho é o que se pode ver.

Ficha de descrição do Animal




Texto
O Muntjac Chinês é o animal do mês do jardim Zoológico de Lisboa.
Este animal habita na China e Taiwan, nas florestas húmidas.
Ele pertence à ordem dos Artiodáctilos e à família dos Cervidae.
O Muntjac Chinês mede cerca de 80cm e pesa aproximadamente 18 Kg.
A sua pelagem é castanho-avelã e têm uma pequena cauda.
Os machos gostam de se exibir, mostrando as suas armações e os seus caninos.
As fêmeas têm dois tipos de pêlo e são ligeiramente mais pequenas que os machos.
O Muntjac Chinês alimenta-se de várias espécies de vegetais, rebentos, raízes, partes de troncos de árvores e fruta.
Esta espécie gosta de viver em pequenos grupos familiares ou sozinhos, marcando com cheiros e marcas das armações, o seu território. Quando algum se sente em perigo emite um som semelhante ao ladrar, para os da sua espécie virem em seu auxílio. Eles gostam de apanhar sol e são animais diurnos e nocturnos, tornando-se mais activos ao amanhecer ou ao entardecer.
Esta espécie pertence à classe dos mamíferos e, por isso, a sua gestação é feita dentro da barriga da mãe. Essa gestação é de aproximadamente sete meses e de cada gravidez nasce uma cria ou, raramente, duas.
Em relação à preservação da espécie ainda não se sente grande preocupação. No entanto é preocupante o facto de outros animais atacarem as crias do Muntjac e dos caçadores furtivos os procurarem para os caçar.
Texto de:
Pedro Silva e Sofia Gonçalves

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Ao Contrário de Tudo

Numa das nossas aulas de Língua Portuguesa em que "Lemos por prazer", apreciámos o poema de Luísa Ducla Soares "Tudo ao contrário". Os alunos entusiasmados, no final da leitura, quiseram mostrar como também são capazes de brincar com as ideias e construíram textos engraçadíssimos.

Eis alguns exemplos:
Sou o Pedro Miguel
faço tudo de trás para a frente
penteio-me com o pastel
como com o rabo do pente.
Vou à missa de pijama
gosto de correr parado
vou de fato para a cama
jogo à bola sentado.
Caço coelhos no rio
vou à pesca de pistola
quando vou fazer magia
uso a cana e a sacola.
Bebo café de aperitivo
como sopa à sobremesa
tomo banho vestido
durmo em cima da mesa.
Pedro Silva
A menina do contra
fazia tudo à sua maneira
punha o bife na máquina de lavar
e as meias na frigideira.
Quando ia à praia
estava sempre a dançar
nadava na areia
e dormia no mar.
Patrícia Oliveira
Vou para a escola de noite
durmo de dia
se quero apagar uma coisa
uso uma afia.
De segunda a sexta-feira
é fim-de-semana prolongado
no sábado e no domingo
é trabalho forçado.
Como em cadeiras
bebo nos pratos
calço a roupa
e visto os sapatos.
Como sopa de manhã
ao meio dia cereais
ao jantar tomo leite
e à meia-noite vegetais.
Augusto Pinto
O menino do contra
queria tudo ao contrário
guardava o cão na gaiola
pela trela passeava o canário.
Quando batiam à porta
ele abria a janela
fazia a sopa no banco
e sentava-se na panela.
Dormia na banheira
na cama tomava banho
lia as notícias no lenço
no jornal limpava o ranho.
Vítor Pereira

Escrita Criativa de Textos

No Inverno, muitas são as formas de se passar o tempo.
Respondendo a um desafio da professora, os alunos construíram textos bem interessante onde mostraram que, com imaginação, até o Inverno pode ser agradável.

A história começa assim:
É Inverno. Chove muito. Eu fico em casa e ...
Então o Mateus escreveu:
É Inverno. Chove muito. Eu fico em casa e olho pela janela.
Lá fora o vento sopra e leva com ele as últimas folhas.
As pessoas caminham apressadas tentando fugir à chuva.
Há uma pequena menina de cabelo loiro, que cai numa poça de água e fica toda molhada.
Um senhor que passa tenta ajudá-la, mas ela fica muito assustada e foge.
Tudo está molhado e triste! Até os pardais que se abrigam nos beirais estão em silêncio!
Anoitece e todos correm para casa.
As ruas ficam vazias e eu vou-me deitar à espera, que amanhã, esteja um belo dia de sol.

O que diz a Andreia:
É Inverno. Chove muito. Eu fico em casa e começo a imaginar o frio que está lá fora.
Então ponho-me a pensar nas pessoas que não têm casas para viver, para se abrigarem da chuva, do frio, da neve... e, como será que elas fazem para sobreviver, porque também não têm roupa para se agasalhar?
As pessoas que não têm casas para viver, deveriam ser mais ajudadas.
Como continuava a chover muito, eu decidi deixar de pensar em coisas tristes e fui ler um livro, ouvindo o som da chuva a cair.

A Bárbara diz:

É Inverno. Chove muito. Fico em casa e observo pela janela, a Natureza que se tem modificado ao longo dos dias.
A chuva, juntamente com o vento, empurra os ramos e folhas das árvores molhando qualquer pessoa que passe por ali.
Vejo também uma senhora, um pouco atrapalhada com o seu guarda-chuva colorido, que é levado constantemente pelas rajadas de vento. Um senhor que passa por ali, repara na dificuldade da senhora e resolve ajudá-la segurando no guarda-chuva e aproveita, ao mesmo tempo, para se abrigar.
Ao contrário dos outros dias, a minha rua parecia quase deserta, passando apenas alguns carros que encharcavam as pessoas, ao calcarem as poças de água formadas pela chuva.
Passada a tempestade, e pouco a pouco, o céu foi ficando mais límpido, deixando o tímido sol espreitar por trás das nuvens, tornando o dia mais bonito.

Poesias de Inverno




domingo, 31 de janeiro de 2010

A Beleza do Inverno

O Inverno é uma estação do ano que começa no dia 21 de Dezembro e termina no dia 21 de Março.
É no Inverno que a Natureza se torna muito diferente. Algumas vezes aparece vestida de branco, isto é, quando à nossa volta vemos a branca e fofa neve; outras vezes fica triste e cinzenta, quando a chuva cai fortemente. Mas eu gosto da Natureza de qualquer maneira!
Quando neva aproveito para brincar, fazendo bonecos de neve e bolinhas. Quando chove, fico no quentinho a observar, da janela, a chuva a cair. Parece que a Natureza está a chorar!
O Inverno é também especial, pelas festas que se realizam: O Natal, a Passagem de Ano, as Janeiras, os Reis e o Carnaval.
Todas elas são maravilhosas!
É por tudo isto que eu tanto aprecio o maravilhoso Inverno!
José Rui Freitas
Andreia Baptista

Os Amigos do Inverno

O Inverno só tem três amigos, mas são uns amigos muito especiais.
Certo dia estavam os quatro amiguinhos, a Primavera, o Verão, o Outono e o Inverno a brincar na neve quando, de repente, o Verão disse:
- Brrrr!... Que frio! Eu acho que devemos ir buscar os nossos cachecóis, gorros e luvas!
Quase ao mesmo tempo os três amigos disseram:
- Realmente!...
E, então lá foram .
A Primavera, como era muito distraída, caiu num buraco que estava no meio da neve. Ficou muito aflita e gritou. Então, o sábio Outono teve uma ideia. Essa ideia foi construir uma escada de troncos para que a Primavera pudesse subir. A Primavera subiu e lá continuaram a caminhar, mas o frio era tanto que o Verão não aguentou e foi-se embora. Continuaram só os três: o Outono, a Primavera e o Inverno.
Durante a caminhada o Outono esbarrou-se no Inverno e sentiu um arrepio tão forte que se deixou ficar para trás. Só continuou o Inverno na companhia da bela Primavera. Já caminhavam há algum tempo quando a Primavera, cansada e gelada disse:
- Inverno, tenho pena, mas ainda não é o tempo de eu andar cá por fora. Vou recolher-me e aguardar que tu fiques mais calmo e me prepares as boas-vindas.
O Inverno viu a sua amiga a encolher-se e a desaparecer e, então muito triste, começou a chorar. Chorava desesperadamente quando um pardalito lhe segredou ao ouvido e lhe disse:
- Não chores, a Primavera recolheu-se para que tu prepares a Natureza, para que, quando estiver na hora de ela chegar, tudo esteja preparado.
Então o Inverno sorriu e pensou alto:
- Minha querida amiga Primavera, quando chegares vou ter tudo preparado para te receber com uma grande festa, a festa da Natureza!
Inês Maria Gonçalves (adaptado)

É Inverno!

Um dia, ao chegar a casa, reparei que era já noite e que os dias se tinham tornado mais pequenos.
O meu cão enroscava-se junto à lareira ao sentir o frio. Da minha janela via o céu coberto de nuvens escuras de onde saíam gotas de chuva.
As árvores estavam já despidas de folhas e com alguns salpicos de neve. Tudo se preparava para a chegada do Natal e da noite de consoada.
O Inverno afinal, não é feito só de coisas más, temos que nos lembrar que é ele quem prepara a chegada da Primavera e que nos dá grandes alegrias na época de Natal.
Ana Beatriz Carvalho Pedro Silva (desenho)

Os Reis

Na sexta-feira passada celebrámos os Reis.
A Câmara organizou uma festa que se realizou no Pavilhão Multiusos.
A escola sugeriu que se cantasse uma música para os convidados, entre os quais se encontrava o Sr. Presidente da Câmara.
Escolhemos uma canção muito bonita e, para que corresse bem, ensaiámos muito.
Quando finalmente chegou o dia, esperámos ansiosamente pela nossa vez. Quando ela chegou estávamos todos muito nervosos. Felizmente correu muito bem e no fim, todo a gente aplaudiu.
Foi um dia divertido!
Pedro Silva

Encontro de Reis

A Inês Baptista viu desta forma a nossa participação no Encontro de Reis:

No dia 8 de Janeiro, cheguei à escola e comecei a pensar que este ia ser um dia muito divertido. Quando chegámos ao Pavilhão Multiusos já lá estavam muitos meninos de outras escolas. O Sr. Presidente da Câmara, também já lá estava sentado numa cadeira. Sentámo-nos na bancada e, passado pouco tempo, uma senhora muito simpática fez-nos algumas perguntas.
Após isso, as escolas começaram a cantar enquanto nós conversávamos e ouvíamos as lindas músicas que elas tinham para nos oferecer. Depois, passado muito tempo, chegou a nossa vez. Cantámos uma bela melodia acompanhadas por instrumentos: o trompete tocado pela professora Tânia, o saxofone tocado pela professora Verónica e a pandeireta tocada pelo nosso colega Vítor Hugo. Seguidamente actuaram outras escolas.
Foi um dia cansativo mas, como surpresa, recebemos um delicioso chocolate que nos soube muito bem!No fim, despedimo-nos de todos e fomos embora para a escola.
Esta actividade foi muito interessante!



Desenho da Bárbara

Desenho do Pedro

Ano Novo Vida Nova

Serviram as férias de Natal para recarregarmos baterias e reiniciarmos o nosso trabalho, cheios de energia e vontade.
Esta página servirá para mostrar algumas, das muitas actividades desenvolvidas pelos Girassóis, durante o mês de Janeiro.
Parabéns Girassóis pela qualidade dos vossos trabalhos. Cada vez me sinto mais orgulhosa de vocês.
A professora,
Rosa Augusta

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL!

Que este seja para todos, um Santo e Feliz Natal!












É Natal
Existe um dia em Dezembro
Um dia muito especial
Todos os dias me lembro
Que esse dia é Natal

É Natal! É Natal!
O presépio esta enfeitado
O Pai Natal está a chegar
E os sinos a tocar.

É Natal! É Natal!
Salvação e luz
É Natal! É Natal
Já nasceu Jesus!
Inês Baptista
Bárbara Lopes


Natal
Chegou o Natal
que bom que é
correr contente
à chaminé
E encontrar
no sapatinho
uma boneca
ou um carrinho.

Natal é festa
de paz e luz
tocam os sinos
nasceu Jesus.
Andreia Batista

Sofia Gonçalves

sábado, 5 de dezembro de 2009

Dia do Não Fumador

O dia 17 de Novembro, Dia do Não Fumador, foi um dia destinado à reflexão e, também, um dia destinado a promover actividades de incentivo aos fumadores para que deixem de o ser.
Para que os mais pequenos ficassem a conhecer de forma realista os malefícios do tabaco, foram desenvolvidas na sala de aula, tarefas de investigação em grupo.
Esperamos que as conclusões a que chegaram estes pequenos curiosos e que posteriormente discutiram com a turma, os leve ao afastamento e à renúncia de tão prejudicial vício.

Tabaco - Descobertas e Conclusões



quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Investigações em Grupo

Antes de vos apresentar alguns trabalhos efectuados em grupo na turma dos Girassóis, permitam-me que exprima algumas impressões pessoais acerca das vantagens do trabalho cooperativo.
Hoje em dia, são cada vez mais as profissões onde trabalhar em grupo é uma metodologia normal de trabalho. Assim, será de todo conveniente que os alunos aprendam a trabalhar desta forma. O trabalho cooperativo, dentro ou fora da sala de aula, e as relações de ajuda são deveras importantes porque vão permitir que o aluno trabalhe melhor e desenvolva a sua personalidade. Para além destes aspectos , o trabalho em grupo permite ainda o desenvolvimento do respeito pelos outros, o partilhar de experiências, mais ideias, mais oportunidades de acertar, mais confiança, menos dúvidas, ... enfim a cooperação no sentido de encaminhar o trabalho para o sucesso.
O trabalho em grupo é importante para o desenvolvimento pessoal e social da crianças.
Consciente de todas estas vantagens, a metodologia do trabalho em grupo é posta em prática variadíssimas vezes nesta turma.
Como confirmação daquilo que foi dito anteriormente e reforçando ainda mais a minha convicção, ficam aqui alguns exemplos do que os alunos conseguem quando trabalham em grupo.


Tema em estudo: A saúde do seu corpo (Trabalho de Investigação)





Festejos de S. Martinho

O dia 11 de Novembro foi dia de festa na escola. Festejou-se o S. Martinho com actividades diversificadas no âmbito das diferentes áreas curriculares.
Foram desenvolvidas actividades colectiva e individualmente e todas do agrado dos alunos. Foram visualizadas lendas e histórias em PowerPoint; foram pintados desenhos; foram ditas adivinhas, provérbios e quadras relacionadas com o dia. Foram ainda, escritos textos em poesia

O resultado do empenho dos Girassóis ficou registado no livro "Castanhas e ...", cujo aspecto final se pode ver na imagem.













Nesta montra ficam expostos apenas alguns exemplos:















Viva o S. Martinho

Viva o S. Martinho
Todos vamos festejar
E o seu acto de bondade
Para sempre recordar

Acende a fogueira
Para as castanhas assar
Logo de seguida
A cara tens de pintar.
Bárbara Lopes




Dia de S. Martinho

Dia 11 de Novembro
É dia de S. Martinho.
Come-se castanhas assadas
E prova-se o vinho.

Na fogueira estão as castanhas
E há meninos a saltar
Aos pulinhos, aos pulinhos
Até as castanhas assar.
Augusto Pinto



Oh! S. Martinho

Oh! S. Martinho, S. Martinho
Ainda bem que chegaste
Pois eu gosto de castanhas
Bem assadinhas com arte.


Castanhas tão saborosas
Na minha escola comi
No dia de S. Martinho
Numa fogueira eu as vi.
José Rui Freitas






















A festa terminou com a realização de jogos tradicionais.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Para dar continuidade ao relato de outras actividades desenvolvidas pelos Girassóis, cá estamos de novo.

No dia 16 de Outubro celebrámos o Dia Mundial da Alimentação e, na aula de Estudo do Meio, foram desenvolvidas algumas actividades que serviram de inspiração às tarefas realizadas na aula de Língua Portuguesa.
Eis alguns exemplos:


Dia Mundial da Alimentação

Hoje, no Dia da Alimentação
Ouve o conselho, não leves a mal
Faz uma alimentação saudável
Equilibrada, variada e racional.

Da Roda dos Alimentos
De tudo deves comer,
Peixe , cereais e fruta
E muita água beber.
Não sejas uma gulosa
E come como deve ser
Uma alimentação saudável
É tudo o que tens de fazer
Margarida Correia



Os Alimentos

Olha a Roda dos Alimentos
Se boa Saúde queres ter!

Alimentos variados fazem bem, fica a saber
Leite, queijo, ovos, carne, fruta, ...
Imensos nutientes te vão fornecer.
Mantém uma boa alimentação
E vê como vais crescer.
Não comas muitas gorduras,
Tantos doces também não!
Olha a água que está no meio,
Saboreia-a, não digas não.
Joana Leite

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Cá estamos de novo!!!

Com a entrada num novo ano escolar, os alunos chegam à escola com novas expectativas e novos anseios. Uma das funções da escola e, principalmente dos professores, é dar resposta a esses anseios e expectativas.
Com esse propósito, embora tardiamente, cá estamos a desejar a todos aqueles que fazem parte da comunidade educativa, que esta nova etapa seja repleta de realizações pessoais.

Foi intenção deste Blogue aquando da sua criação, mostrar alguns exemplos do muito que os alunos trabalharam e progrediram ao longo do ano lectivo transacto.
Com o mesmo intuito cá estamos de novo, a dar-vos notícias e a mostrar-vos as habilidades dos Girassóis, agora no 3.º ano.

O ano lectivo começou, e como não podia deixar de ser, com o registo da primeira impressão sobre o regresso às aulas.


No seu trabalho, a Cláudia resumiu a opinião de todos os colegas da turma.






Com o regresso às aulas acaba o Verão e chega o Outono com a beleza que caracteriza esta estação. Os Girasóis também acham que esta é uma estação muito bela.

O que é para mim o Outono



O Miguel disse:

Quando o Outono chega eu fico feliz porque gosto muito desta estação.Na estação do Outono, nós, os meninos e as meninas, começamos a usar roupas mais quentes. Começa a cair a chuva e o vento faz as árvores ficarem sem as folhas velhas. Os frutos começam a cheirar muito bem. Os animais preparam-se para hibernar nas suas tocas. Os dias ficam mais curtos e as noites mais longas. Fazem-se festas giras como as desfolhadas e as vindimas.O Outono tem cheiro a castanhas assadas, a frutos maduros e a vinho novo no lagar.Começam as aulas!... Eu, nesta estação, gosto muito de calcar os tapetes de folhas secas e coloridas quando vou a caminho da escola. Eu gosto muito do Outono porque me faz muito feliz.


Agora pensamentos mais poéticos:




Ó Outono, porque és tão belo?
Uvas doces tens para nos dar
Tapetes de folhas a bailar e a correr
Orvalho fresco pela manhã ...
No Outono tudo tem mais beleza
Oh! Como fica bela a Natureza!
Eva Santos






Outono com brisas leves
uvas fresquinhas

tão boas, tão docinhas
ouriços com segredos

nuvens acinzentadas...
outras belezas que nos deixam encantadas!
Maria Castro



O Outono é uma estação linda
Com ouriços e folhas no chão
Frutos que enfeitam a Natureza

Que linda é esta estação!


Olha as festas dos magustos
Com as fogueiras a arder
Meninos que saltam por cima delas
E outros que encantados ficam a ver!

O Outono é muito alegre
E muito tem para mostrar
Não penses que é apenas isto
De que eu acabei de falar!
Sofia Gonçalves


O Outono é uma estação bonita
Onde há festas com animação
Magustos, vindimas, desfolhadas...
Folhas das árvores caídas no chão.

Com as folhas coloridas
pousadas no chão,
fazemos bonitos tapetes
que muito nos divertirão
brincando com o vento
ao som da sua canção.
Inês Gonçalves e Inês Baptista